617 Água de Reúso - Portal Cagece

Negócios sustentáveis em água de reúso

Tratamento e reúso industrial para o CIPP – Complexo Industrial e Portuário do Pecém (indústrias e Hub de Hidrogênio)

Com operação iniciada em 2021, a SPE firmada entre a Cagece e a PB Construções faz a gestão de água, efluentes e resíduos sólidos industriais, bem como tratamentos complementares e negócios conexos para as indústrias localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Durante o ano de 2023 a Utilitas elaborou o projeto de concepção para uma nova estação de produção de água de reúso (EPAR), sendo definida nesta etapa as tecnologias a serem utilizadas. De acordo com os estudos de viabilidade técnico-econômico ficou estabelecido que a Utilitas-Hidrus será instalada próximo à ETA Oeste. 

Os efluentes tratados serão captados e passarão pela EPAR. Essa água será injetada e transportada pelo Trecho 5 da Cogerh até a Utilitas-H2V, instalada no Hub de Hidrogênio Verde no CIPP, onde será transformada em água ultrapura para produção de hidrogênio.

Tratamento efluente industrial e reúso em Pacajús e Horizonte

Em parceria com a Vicunha Serviços a Cagece constituiu a VSA Pacajus, com o objeto de prestação de serviço de coleta, tratamento e disposição de efluentes industriais nos municípios de Pacajus e Horizonte, sendo iniciada a operação em agosto de 2023. O sistema atual conta com uma ETE industrial que combina processos de tratamento biológicos e físico-químicos, com capacidade de 50m³/h, com possibilidade de expansão para 100m³/h. A segunda fase do projeto é responsável pela produção e fornecimento de água de reúso para fins industriais que produzirá de início 60m³/h e, futuramente, até 130m³/h. 

O sistema será composto por uma EPAR, equipada com tecnologia de dupla filtração para o polimento dos esgotos domésticos tratados da ETE do município de Horizonte.