Página Inicial Socioambiental Responsabilidade Social Treine

Treine

Criado em Sexta, 19 Agosto 2011 16:19

O "Trilhando no Esporte e Integrado na Escola" - Treine, é um projeto realizado pela Cagece que busca dar oportunidade e educação a crianças e adolescentes através do esporte.  No Programa, cerca de 100 jovens participam de uma escolinha de futebol, localizada na Unidade de Negócio da Companhia, no bairro Pici, e também são acompanhados por psicólogas e assistentes sociais. O objetivo é oferecer mais um espaço de desenvolvimento complementar à escola e afastar esse público de situações de vulnerabilidade e risco.

O Projeto, recebe jovens na faixa etária entre 9 e 16 anos, que devem estar devidamente matriculados e com bom desempenho escolar (requisito básico para permanecer no Programa). No Treine, eles têm aulas de futebol três vezes na semana e, semanalmente, também recebem apoio sócioeducativo através da participação em atividades e oficinas que vão além do futebol.

Muitos garotos já tiveram seu talento reconhecido e foram convidados a integrar times profissionais cearenses na categoria sub-15, como o Guarani e Icasa.

Para fazer parte do time do Treine a família deve ficar atenta ao período de inscrição. A Cagece, uma vez ao ano, abre nova oportunidade de inscrição que é divulgada no próprio local da escolinha.

Barra

Depoimentos

"Há seis anos eu estou no Projeto do Treine, é gratificante ver essa molecada no caminho certo, saindo da rua. Depois que eles vêm para o projeto, 90% são aproveitados. É importante ressaltar que já passou pelo projeto mais de 1.500 alunos. Alguns saem daqui direto para o 1º passo, outro projeto de empregabilidade da Cagece".  Zezinho do Bolo, treinador do Projeto.

"A gente aprende muita coisa aqui no Treine. Aprendemos a ser amigo de todos ,e que é melhor ter o bom costume de sair das ruas para ser alguém na vida". Samuel Teixeira, 14 anos, cursa a 8ª série e deseja ser futuro jogador do Flamengo.

"Além de jogar bola, a gente também aprende no curso socioeducativo as regras básicas do futebol, as vantagens e desvantagens do esporte, aprende como as drogas fazem mal a vida dos jovens". Jonas Lima, 9 anos, é aluno da 4ª série.

"Como a gente só pode treinar se tirar notas boas na escola, o Treine passa a nos incentivar a estudar. Eu prefiro estudar e tirar sempre boas notas porque assim eu posso treinar todos os dias. Estou aqui há três anos e nunca fiquei de recuperação na escola. Pretendo continuar assim, seguir a carreira de jogador profissional e jogar no Barcelona".  Mateus Monteiro, 12 anos, Lateral Esquerdo.

"Muitos aqui tem um futuro promissor no futebol, além do jogo tradicional nós trabalhamos com treinos técnicos e táticos deixando os meninos propícios a ir para um time profissional. Os meninos já foram campeões de alguns campeonatos que nós os colocamos. Eles são super disciplinados, são ótimos".  Cláudio Marques, monitor do Projeto.


Barra

Escolinha de futebol de Juazeiro do Norte

Outro projeto voltado para o esporte é a Escolinha de Futebol, no município de Juazeiro do Norte. Lá, cerca de 120 jovens, na faixa etária Treineentre 8 e 16 anos, recebem aulas de futebol durante duas vezes na semana. Um dos requisitos básicos para participar é ter um bom comportamento, tanto na escola, como nas aulas de futebol, além de apresentar bom rendimento escolar durante o ano letivo. As notas são verificadas a cada semestre por funcionários da Companhia.

As aulas acontecem no campo da sede da Empresa. A garotada interessada em se inscrever no Projeto deve procurar a sede da Cagece em Juazeiro, com o comprovante de matrícula e o histórico escolar. As inscrições acontecem anualmente.

Neste programa, a Companhia conseguiu retirar crianças das ruas e inserí-las na sociedade através da escola e do esporte.


Ler 13335 vezes Última modificação em Sexta, 26 Agosto 2011 16:02