Página Inicial Socioambiental Meio Ambiente Correntes Marítimas

Correntes Marítimas

Criado em Segunda, 31 Outubro 2011 11:27

Também se encontra em andamento o estudo cujo objetivo é traçar um retrato do comportamento anual das correntes marítimas no litoral de Fortaleza. A pesquisa é coordenada pelo oceanógrafo Carlos Augusto França Schettini, e teve início no final de fevereiro 2011, sendo a responsável local, a pesquisadora Ozilea Menezes, do Labomar. O trabalho é financiado pela Funcap e co-patrocinado pela Cagece.

No fundo do mar, um conjunto de equipamentos mede temperatura e salinidade da coluna de água. Também há um perfilador acústico de correntes instalado no fundo do mar, próximo ao emissário submarino da Cagece. Periodicamente o equipamento é removido para descarregar os dados coletados e para possíveis manutenções. Em terra, será instalada uma estação meteorológica que realizará medição dos ventos.

A Companhia se interessa pelos resultados do estudo, pois estes poderão medir com exatidão a eficácia das correntes marítimas para dispersar o efluente tratado de esgoto. A pesquisa também permitirá projetar os possíveis impactos de um aumento de vazão do emissário.

Ler 14284 vezes Última modificação em Segunda, 31 Outubro 2011 12:00