Tecnologia traz mais agilidade ao mapeamento de dados da Cagece
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou no mês de setembro, um levantamento aerofotogramétrico em Fortaleza e municípios da Região Metropolitana (RMF). Essa tecnologia consiste na obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, com o fim de mapeamento. O trabalho, que segue até novembro, subsidiará diretamente os setores de cadastro, projetos, obras, meio ambiente e pesquisa da companhia.
Esse serviço trata-se de uma das etapas e resultados de um projeto maior, que tem como produtos: fotografias aéreas coloridas e infravermelho de alta resolução espacial. O objetivo dos dados é validar todo o banco geográfico georreferenciado da companhia, além de possibilitar o processamento digital para extração de informações cadastrais e cartográficas de maneira automática.
De acordo com Joselito Teles Júnior, coordenador de Cadastro e Geoprocessamento, as imagens têm qualidade superior às do Google Earth e Google Maps. “Além das imagens estão sendo adquiridos os modelos tridimensionais das edificações e da topografia do terreno, bem como, curvas de nível com equidistância de um metro, permitindo-se trabalhar em mapeamentos com escalada de detalhes (ex: 1:1.000)”, destacou.
Com investimento da ordem de 1,1 milhão, ao todo serão adquiridos 777 km² dos produtos espaciais mencionados incluindo todo município de Fortaleza e as áreas urbanas e com potencial de expansão dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Itaitinga e Eusébio.
Com isso a Cagece se destaca utilizando tecnologia de ponta em seus processos de cadastramento comercial e técnico. A previsão para conclusão do trabalho e entrega definitiva dos produtos refinados é maio de 2022.