Início » Notícias » Sistema adutor e de reservação Taquarão chega à fase final de obras
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Sistema adutor e de reservação Taquarão chega à fase final de obras

24/09/2019

Uma importante ação de segurança hídrica da Companhia de água e Esgoto do Ceará (Cagece) está prestes a ser concluída. O Taquarão, sistema adutor e de reservação, localizado na serra da Taquara, em Caucaia, encontra-se com 87% de esecução. Além disso, a obra foi apontada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) como uma das melhores em execução com recursos financiados pelo pelo Orçamento Geral da União (OGU), durante visita técnica de comissão ao local.

O objetivo deste equipamento é aumentar a capacidade de reservação para a Região Metropolitana de Fortaleza. A obra encontra-se em fase final de conclusão, faltando apenas a instalação de alguns equipamentos e acessórios. Os serviços contam com um investimento da ordem de R$ 160 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A obra completa consiste na construção de duas adutoras com cinco mil metros cada e diâmetros de 1,5 e 1,8 mm, além de um reservatório com capacidade para 40 mil metros quadrados. Os serviços no Taquarão têm previsão de finalização para o primeiro semestre de 2020.

Para o superintendente de obras, Richard Brown, o feedback dos profissionais do MRD foi um reconhecimento merecido ao trabalho que a Cagece executa na obra: “Durante a visita à obra, o ministério demonstrou bastante satisfação com o desempenho das obras do reservatório Taquarão e adutoras, bem como às obras já concluídas visitadas”, disse.

Já o gerente de Obras da Cagece, Celso Lira, também destacou o reconhecimento como positivo devido ao valor e importância da obra, que passa trimestralmente por fiscalização de órgãos de controle do estado, como CGE, e no âmbito federal, o TCU.

”Temos tido muito cuidado e atenção com esta obra, já que ela possui diversos benefícios. Dentre eles, aumento na capacidade de reservação do sistema, redução de perdas do sistema devido ao melhor equilíbrio das pressões nas redes de distribuição da zona oeste da RMF, aumento da confiabilidade do sistema no caso de necessidade de manutenção no sistema Gavião-Ancuri e redução de custos com energia elétrica”, conclui.