617 Reservatórios da Cagece ganham toque de arte urbana pelo Festival Além da Rua - Portal Cagece
Início » Notícias » Reservatórios da Cagece ganham toque de arte urbana pelo Festival Além da Rua
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Reservatórios da Cagece ganham toque de arte urbana pelo Festival Além da Rua

Grandes reservatórios da Cagece servirão de telas em branco para o talento de artistas locais e nacionais. Seis caixas d’água que fazem parte da memória afetiva de Fortaleza e municípios próximos receberão pinturas artísticas, através do festival de arte urbana, Além da Rua, que conta com patrocínio da companhia e com a parceria do coletivo de artistas da Acidum Project.

O reservatório localizado na Unidade da Cagece no bairro Pici está sendo o piloto desta iniciativa. O coletivo Terroristas del Amor, formado pelas artistas cearenses Dhiovana Barroso e Marissa Noana, é o responsável pelo toque de arte na arquitetura do primeiro equipamento de abastecimento da companhia a receber ação do projeto.

Nele, as artistas trabalham numa ilustração que trazem duas personagens unidas pelo segurar das mãos e a representação da água como lugar de encontros, de conexão, vida e abundância. “A gente traz esse toque que sentimos muita falta nessa pandemia. Essa conexão com nós, mas também entre nós, os nossos corpos e as nossas vivências. E a água é esse lugar de encontro, de energização. Então, a gente junta aqui esse elemento da água e do encontro para transmitir a esperança de um futuro melhor, em que possamos estar juntos sem medo de transmissão de alguma doença ou até mesmo da morte”, explica Dhiovana Barroso.

O trabalho artístico do coletivo Terroristas Del Amor no reservatório da Cagece é a maior pintura que as duas artistas já fizeram. “A gente nunca tinha pintado algo com um formato tão diferenciado como é o dessa caixa d’água. Então, pra gente tá sendo um desafio. São mais de 40 metros de altura e quase 1.400 metros quadrados de pintura. Pra gente, foi incrível receber esse convite”, afirma a artista.

A previsão para concluir a pintura no primeiro reservatório é de no mínimo dez dias ou no máximo 15 dias. Para a realização do trabalho está sendo utilizada uma máquina elevatória e, para algumas partes do desenho, as artistas utilizaram uma cadeirinha suspensa para dar o toque final na arte do reservatório. Os serviços acontecem de 8h à meia-noite, com revezamento entre duas equipes.

Após a conclusão da pintura da primeira caixa d’água, o Festival Além da Rua lançará uma convocatória para que outros artistas possam se inscrever para participar do projeto. A previsão é que isso aconteça na próxima quinta-feira (10).

Durante a convocatória, os interessados e interessadas passarão por uma curadoria que selecionará os talentos que serão contratados para realizar a pintura artística das próximas caixas d’água da companhia. Para isso, será realizada uma megaoperação, envolvendo Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Trânsito para possíveis interdições no trânsito nas áreas em que os trabalhos acontecerão e também segurança policial.

Critérios de seleção

Cinco artistas serão selecionados para pintar outros cinco reservatórios da Cagece. Entre os critérios para esta seleção, serão consideradas experiências com pintura em grande escala e em altura e a qualidade do trabalho. A escolha dos artistas também será com base na proposta do desenho enviado de forma prévia para a comissão avaliadora do festival, com aprovação da companhia.

Festival Além da Rua

Para as equipes do Além da Rua, a pintura dos reservatórios da Cagece é um grande desafio e realização em comparação aos trabalhos realizados nas edições anteriores do festival de arte urbana, que já acontece anualmente há mais de 10 anos.

“O festival acontece geralmente com uma programação fixa no calendário, mas nesse ano, em virtude da pandemia, ele está sendo realizado com uma programação num formato mais espaçado. Isso porque a gente não pode interagir com o público de uma forma segura ainda. Nesta edição de 2022, as nossas equipes estão sendo testadas e iremos respeitar o tempo de quarentena entre uma pintura e outra, para descartar a possiblidade de contágio pelas variantes do coronavírus”, explica Ivina Passos, diretora da Ato Marketing Cultural, empresa organizadora do evento.

De acordo com ela, o projeto prevê ações festivas para o segundo semestre do ano, mas que só irão acontecer se melhorar o cenário da pandemia no estado. Até lá, a programação segue restrita apenas a pintura dos reservatórios da Cagece.

Tereza de Quinta, curadora artística do Festiva e que assina o coletivo Acidum Project junto com Robézio Marques, fala sobre o significado da arte urbana e os benefícios que o Além da Rua proporciona para as comunidades durante a sua realização. “Pra gente a arte urbana é a democratização da arte de forma potencializada. Além disso, o festival Além da Rua contribui muito com a economia local, porque promove interação, convida as pessoas para viver o bairro onde as ações acontecem”, ressalta.