A metodologia utilizada pela companhia na construção e apresentação do relatório inclui diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI)
Relatório de Sustentabilidade da Cagece apresenta dados econômicos, ambientais e sociais
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) tornou público o Relatório de Sustentabilidade de 2023, com as principais ações e acontecimentos da empresa para a universalização dos serviços de água e esgoto, além de resultados ambientais, sociais e de governança corporativa. O documento está disponível no portal da companhia, na seção ‘Governança Corporativa’, opção ‘Documentos’, e ‘Relatórios’.
Pelo sétimo ano consecutivo, a metodologia utilizada pela companhia na construção e apresentação do relatório inclui diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que permitem a publicação dos impactos mais significativos da companhia na economia, no meio ambiente e nas pessoas, inclusive os impactos nos direitos humanos. Também foram estabelecidas correlações entre as práticas desenvolvidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, defende que “operamos em estado com clima semiárido, o que significa que nosso olhar para a crise climática tem que ir além, e ser sempre alinhado com a convivência com a seca”. Ele continua, pontuando que “não podemos negar que a sustentabilidade já é o futuro da universalização e na Cagece já temos data marcada para o alcance de todos os nossos objetivos: 2033, o ano em que cada cearense terá esgotamento à porta de casa e água boa e de qualidade disponível”.
A coordenadora de Responsabilidade Social da Cagece, Samara Silveira, explica que o relatório presta contas das ações que a companhia tem implantado para o aprimoramento dos processos e para a melhoria na oferta dos serviços. “A gente considera que, além de ser um importante documento de transparência, o relatório apresenta os compromissos que são assumidos pela companhia para alcançar esse crescimento econômico, porém harmônico com a sociedade e com meio ambiente”, conclui.
Resultados
O Relatório de Sustentabilidade de 2023 demonstra que a Cagece investiu R$1.153,2 milhões, cerca de 25,4% a mais que o ano anterior. Dentre os principais projetos concluídos durante o ano, estão a ampliação do Sistema Adutor da Ibiapaba, a execução do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Sede de Itaitinga/CE, a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Russas-CE, a Ampliação e Melhorias do SES de Maracanaú e a execução do SES dos Bairros Cidade 2000 e Patriarca na sede do município de Crateús.
Os resultados apurados com as ações de combate às perdas de água também são destaque no documento. A agilidade do trabalho das equipes técnicas da companhia possibilitou que 79,83% dos vazamentos fossem retirados em até 1 dia. Para o combate às fraudes, foram realizadas vistorias em mais de 255 mil imóveis, o que possibilitou a retirada de mais de 22 mil irregularidades decorrentes de fraudes. O volume recuperado a partir das vistorias é de 3 milhões m³ de água tratada.
De janeiro a dezembro de 2023, foram 47,8 mil ações de responsabilidade social realizadas pela Cagece, em oito programas da companhia. Somente por meio do Programa Reciclocidades, a companhia beneficiou cerca de 2,5 mil pessoas, a partir da transformação de 1656 kg de materiais recicláveis em produtos passíveis de comercialização. O valor gerado com a venda dos produtos e revertido para as artesãs participantes foi de R$31,5 mil.
Para acessar o relatório completo, clique aqui.
Confira mais detalhes em: