Início » Notícias » Projeto Reciclocidades ganha espaço para exposição e venda de produtos em shopping de Fortaleza
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Projeto Reciclocidades ganha espaço para exposição e venda de produtos em shopping de Fortaleza

16/05/2023

A Cagece e o Shopping RioMar Kennedy disponibilizarão, de 15 a 19 de maio, loja para exposição e venda de produtos confeccionados por pequenos empreendedores capacitados pelo Programa Reciclocidades, realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A ação acontece em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio. O espaço será concedido pelo shopping de modo totalmente gratuito.

O Reciclocidades é uma ação da Cagece que leva formação produtiva aos cidadãos, para transformar materiais recicláveis em produtos comercializáveis. O objetivo da ação é dar visibilidade aos produtos e complementar a renda dos artistas, em conformidade também com os valores do programa, que prezam inclusão, sustentabilidade e geração de emprego e renda.

Estarão expostos e à venda produtos como mesa, tapete, nécessaire, bolsa, descanso para panelas e pratos, pingentes, fruteiras e brinquedos. Todos os itens produzidos com qualidade de mercado, eficientes e utilitários, confeccionados a partir de resíduos sólidos e recicláveis, a exemplo de garrafa PET, retalho, papelão, CD, ferragem, aço e lata. Oportunidades semelhantes de exposição e venda já foram disponibilizadas, a exemplo da participação em feiras de negócio e em feirinhas sazonais em praças públicas, ingressos possibilitados por meio da mobilização da Cagece.

Euriclaudia Souza foi capacitada pelo Reciclocidades e irá expor e vender suas peças no shopping Riomar Kennedy. Ela conta que ficou impressionada quando viu a qualidade dos artesanatos produzidos por outros empreendedores capacitados pelo programa. “Eu me interessei de cara em participar das oficinas também. Com as capacitações, fui tendo tantas ideias, criando tantos itens. E, quando vejo minhas artes sendo vendidas, valorizadas, o público gostando, comprando sempre mais, eu até me emociono. O Reciclocidades é realmente transformador na vida de quem participa”, avalia.

Para a educadora ambiental da Gerência de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Suênia Amorim, é fundamental para os capacitados a disponibilização de espaços onde possam divulgar e comercializar seus produtos. “A Cagece e os seus parceiros que também prezam pelo incentivo ao pequeno empreendedor, como é o caso do Shopping Riomar, têm vasta preocupação social”, pontua a educadora .

Segundo a coordenadora do programa Reciclocidades, Samara Silveira, o impacto proporcionado a partir das capacitações concedidas são de ordens financeiras e subjetivas. “Ter uma atividade faz a pessoa sentir-se útil. Temos casos emocionantes vinculadas ao Reciclocidades, histórias de beneficiados que tanto já saíram de picos depressivos como já viram possibilitada a compra da mistura e do pão”, descreve.

Reciclagem deve ser atitude mundial

O dia 17 de maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) como o dia internacional da reciclagem. A data tem o objetivo de criar reflexão sobre a relação do consumo com as questões ambientais. Com a reciclagem, é possível transformar resíduo sólido que não seria aproveitado em produtos com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Segundo informações da Cagece, só entre agosto de 2021 e dezembro de 2022, foram mais de 2 toneladas de resíduos reciclados pelo Reciclocidades, programa que tem contribuído com a redução da quantidade de lixo descartado para a produção de novos bens de consumo.

Serviço

Data: de 15 a 19 de maio
Horário: das 10h às 17h
Local: Shopping Rio Mar Kennedy, Piso L1, em frente a loja Maresia
Endereço: Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100, bairro Presidente Kennedy, Fortaleza/ CE