617 Programa Águas do Ceará torna comunicação social mais acessível e padroniza identidade visual de obras hídricas no estado - Portal Cagece
Início » Notícias » Programa Águas do Ceará torna comunicação social mais acessível e padroniza identidade visual de obras hídricas no estado
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

A logo do programa Águas do Ceará foi pensada pela Gerência de Comunicação da Cagece para ser fluida e buscar representar a regionalidade, a partir da utilização do mapa do estado como elemento principal.

Programa Águas do Ceará torna comunicação social mais acessível e padroniza identidade visual de obras hídricas no estado

12/01/2024

O conjunto de obras, ações e melhorias do sistema de abastecimento e distribuição de água do estado agora tem nome e identidade visual: Águas do Ceará. A ideia da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), surgiu a partir da necessidade de facilitar o acesso via comunicação social com a população, por meio de uma nomenclatura mais acessível e de fácil entendimento. Além disso, outro objetivo é tornar única a identidade visual dos mais diferentes tipos de serviços hídricos realizados pela empresa.

Dentro do robusto pacote que contempla o escopo de serviços hídricos do estado estão melhorias nos sistemas já existentes, construções de novos sistemas e até mesmo obras estruturantes como ampliações e manutenção. A coordenadora de interação social da Cagece, Sâmia Régia, explica que a origem dessa nova criação que começou menor, mas que ganhou dimensões superiores:

“A Cagece é uma concessionária pública que trabalha em parceria com algumas outras entidades e construtoras. Em alguns tipos de obra, temos mais de uma empresa a serviço da companhia e muitas vezes isso causa dificuldade de entendimento por parte da população. Dessa forma, inicialmente, pensamos nesse nome para apresentar um determinado tipo de obra, os distritos de medição e controle, serviços de setorização do abastecimento. No entanto, a ideia foi muito bem aceita, uma logo nasceu, a diretoria gostou e aprovou e resolvemos expandir a padronização para todas as obras”.

Identidade Visual

A logo do programa Águas do Ceará foi pensada pela Gerência de Comunicação da Cagece para ser fluida e buscar representar a regionalidade, a partir da utilização do mapa do estado como elemento principal.

Leandro Bayma, publicitário da gerência e criador da logo, explica que “o mapa é formado a partir de uma releitura do próprio símbolo dos vetores das águas que estão presentes na marca da Cagece. Além disso, a marca também traz os tons azuis e verdes da companhia e é versátil, com aplicações diferentes para dar maior fluidez à leitura nas peças onde será aplicada”.