
Além da apresentação dos resultados dos experimentos, o evento contou também com homenagem ao governador Camilo Santana e outras autoridades.
Profetas da Chuva anunciam a esperança de um bom inverno em 2022
A maioria dos Profetas da Chuva acredita que haverá um bom inverno em 2022, no Ceará. O anúncio foi feito durante o 26º Encontro dos profetas, realizado no último sábado, em Quixadá. As previsões realizadas com base na sabedoria dos antepassados e na observação da natureza, valorizam a cultura rural e alimentam a esperança do povo nordestino, principalmente de quem vive no sertão, que depende das chuvas para uma boa colheita e bom pasto para os animais.
O evento, que conta com patrocínio da Cagece, teve início, neste ano, com a inauguração do Jardim dos Profetas, nas dependências da Faculdade Cysne, onde o encontro aconteceu. O projeto realizado pela Prefeitura de Quixadá, em parceria com a Secretaria de Cultura, foi anunciado como uma forma de homenagem aos profetas, incluindo os que já faleceram.

Após esse momento, os Profetas da Chuva foram recebidos com um cortejo até o palco principal no auditório da faculdade. Helder Cortez, diretor das Unidades de Negócio da Cagece do Interior (DNI), idealizador e organizador do Encontro, conduziu a apresentação das previsões, celebrando e agradecendo a oportunidade de estar reunido com os profetas, mesmo que com o grupo reduzido para a segurança de todos contra a gripe e o coronavírus.
“A expectativa era que o evento contasse com 25 profetas, mas devido a suspeita de gripe e a ameaça das outras doenças, alguns não vieram por serem muito idosos. Mas, estamos aqui resistindo. Neste ano pelos menos temos aqui uma plateia, diferente do ano passado em que o encontro foi realizado apenas virtualmente”, declarou Hélder Cortez.
As previsões foram iniciadas pela única representante feminina presente entre os profetas no evento deste ano. Lurdinha Leite, de 83 anos, natural de Quixadá, disse que o ano de 2022 terá um bom inverno, com base nos seus experimentos com pedras de sal, realizados no dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro, e também na observação da lua e manifestações do tempo. “Para 2022, eu tenho fé que nós vamos ter um bom inverno, se Deus quiser! Então, meus queridos sertanejos, aproveitem as primeiras chuvas”, afirmou.
Lurdinha nasceu e se criou no sertão de Cedro, no Ceará. Filha de família humilde, sua sabedoria para previsão das chuvas é herança de seu pai. “As pedras de sal era a primeira experiência que ele fazia no ano. Numa tábua marcando de janeiro a julho, ele colocava uma pedra de sal em cada mês e deixava ela no frechal da janela da cozinha à noite. Se amanhecesse com as pedras desmanchadas, o inverno seria bom. Mas se desmanchasse umas e outras não, o inverno seria irregular”, explicou.
As experiências de Renato do Tapuiará também foram ótimas para boas chuvas em 2022. Renato se apresentou no evento carregando uma casa da Maria de Barro. De acordo com ele, todas as casas desse pássaro foram construídas viradas para o sentido que indica que virá chuvas para o nordeste. “Tudo indica que nós vamos ter um inverno muito bom com muita chuva. As chuvas de dezembro estavam previstas nas experiências, assim como as de janeiro”, declarou o profeta.
Josué Vianna, também profeta da chuva, disse estar otimista para as chuvas de 2022. Segundo ele, que realiza um estudo dos astros para suas previsões, os meses de fevereiro, março, abril e maio serão de boas chuvas no nordeste. “A previsão pelos astros é que teremos um bom inverno”, disse.
As previsões da chuvas foram feitas por Cerca de 10 profetas no Encontro deste ano e apenas dois disseram que suas experiências não indicam inverno bom em 2022. Além da apresentação dos resultados dos experimentos, o evento contou também com homenagem ao governador Camilo Santana e outras autoridades.