A maioria dos profetas e profetisas acreditam que o Ceará vai registrar boas chuvas a partir de fevereiro, com precipitações mais fortes durante o mês de março.
Profetas anunciam esperança de boa quadra chuvosa para 2023
Os profetas da chuva anunciaram a esperança de uma boa quadra chuvosa para 2023, durante o XXVII Encontro. O evento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Quixadá, e prestou algumas homenagens a autoridades do Governo do Ceará, da prefeitura de Quixadá e do setor de saneamento.
A maioria dos profetas e profetisas acreditam que o Ceará vai registrar boas chuvas a partir de fevereiro, com precipitações mais fortes durante o mês de março. As previsões foram recebidas com muita alegria por todos que estavam presentes no evento. “Vai chover muito. Agora aonde é que vai chover, eu não sei, só Deus sabe”, anunciou Lurdinha Leite, profetisa.
Nesta edição, a figura homenageada do setor de saneamento foi José Carlos Asfor, diretor de Engenharia da Cagece, que ficou feliz e lisonjeado pelo reconhecimento através do encontro dos profetas. “hoje é um dia ímpar, de muita alegria e satisfação por ser homenageado nesse evento. Essa homenagem é também pelo trabalho de vários colaboradores da Cagece que se dedicam à entrega dos sistemas de abastecimento esgotamento sanitário a toda a população cearense”, afirmou.
Além das previsões e homenagens, a programação do evento contou ainda com a inauguração do jardim dos profetas no campus do IFCE de Quixadá, para honrar a memória dos profetas que já se foram e que contribuíram em vida com a sabedoria popular de prever a chegada das chuvas pela observação dos sinais da natureza.
Helder Cortez, idealizador do Encontro dos Profetas da Chuva e diretor das Unidades de Negócio da Cagece no Interior, definiu o vigésimo sétimo evento como o maior já feito até agora. Sua programação marcou o retorno especial para todos após dois anos sendo realizado com restrições em virtude da pandemia.
“É uma emoção muito grande esse evento. Temos aqui gente de todas as regiões do Estado do Ceará. Recebemos o apoio da sociedade, instituições do Governo do Ceará, do município e da nossa querida Cagece e também contamos com participação da iniciativa privada”, afirmou.
O conhecimento dos profetas da chuva é considerado importante, principalmente para os homens e mulheres da agricultura familiar. As previsões podem nortear as decisões de plantio dos tipos de sementes mais resistentes à seca e mais resistentes à água, a depender do prognóstico das precipitações. Essa é uma forma de contribuir para uma boa safra para os homens e as mulheres do campo.