617 Parceria entre Cagece e Ambiental Ceará é apresentada em visita a municípios do Cariri contemplados pela PPP de esgoto - Portal Cagece
Início » Notícias » Parceria entre Cagece e Ambiental Ceará é apresentada em visita a municípios do Cariri contemplados pela PPP de esgoto
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Reunião com gestores da Cagece e da Ambiental Ceará com a prefeitura de Juazeiro do Norte. 

Parceria entre Cagece e Ambiental Ceará é apresentada em visita a municípios do Cariri contemplados pela PPP de esgoto

03/03/2023

A Cagece visitou, nos dias 27 e 28 de fevereiro, os municípios de Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Farias Brito, Santana do Cariri e Missão Velha com o objetivo de apresentar a empresa vencedora do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) do esgoto, a Ambiental Ceará. Os municípios foram contemplados no bloco 1 da PPP.

Durante as visitas, a Cagece apresentou os representantes da Ambiental Ceará aos prefeitos e gestores municipais, destacando as principais vantagens da parceria entre as empresas e as prefeituras. Além disso, foram apresentados os planos de investimento e as etapas do projeto, que têm como objetivo ampliar a cobertura do esgotamento sanitário e melhorar a qualidade de vida da população.

Estiveram presentes nas reuniões Heldér Cortez e João Menescal, representando a diretoria da Cagece, além do gestor e coordenadores da Unidade de Negócio Bacia do Salgado (UNBSA), responsável pela operação nas cidades da Região Metropolitana do Cariri que estão contempladas na PPP de esgoto. Heldér Cortez, diretor de Negócios do Interior, destaca a importância da parceria dos municípios no projeto. “Estamos dando o pontapé inicial de uma parceria que irá transformar o saneamento e proporcionar um ganho enorme na saúde e qualidade de vida da população beneficiada”, afirma.

De acordo com o diretor de Operações da Cagece, João Menescal, as visitas transcorreram muito bem e os prefeitos foram muito solícitos. “Durante as reuniões, talvez por causa da característica de disponibilidade de esgoto, houve mais preocupação com relação ao custo, mas foi colocado tanto pela Cagece, quanto pela Ambiental Ceará, que tudo isso vai ser trabalhado junto à população e às câmaras legislativas dos municípios e com as prefeituras para que não haja repercussão negativa da implantação do esgotamento sanitário. É um investimento relevante, que soma mais de R$ 2 bilhões para o bloco 1 e que vai ser uma mudança de paradigmas. Também terá um impacto ambiental positivo muito relevante. Apesar de ser direto no saneamento, a gente vai sentir essa mudança. Com os anos, trará resultados positivos na saúde e no bem-estar da população”, destacou.

 

A relação entre as empresas e as prefeituras é fundamental para garantir que a PPP seja implementada com sucesso e traga benefícios significativos para a população do Cariri. As visitas realizadas nesta semana são um passo importante para a consolidação dessa parceria e para o avanço do projeto.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, afirmou que a iniciativa é fundamental para a cidade e que a parceria com a Cagece será importante para a melhoria da qualidade de vida da população. “É um investimento na garantia da vida das próximas gerações. A parceria só vai trazer benefícios e estamos muito esperançosos no sucesso da operação”, afirmou o prefeito.

Samuel Cidade, prefeito de Santana do Cariri, considera esse momento um marco para o município e pontua que, além do benefício à saúde, a obra também tem um cunho social. “Temos certeza que vai mudar completamente a cara da cidade. A Cagece já é uma grande parceira do nosso município e a adição do tratamento do esgoto irá trazer bons frutos”, celebra.

Com a PPP, o Ceará dá um importante passo rumo à sustentabilidade e à garantia dos direitos básicos da população. A iniciativa é uma prova do compromisso das empresas envolvidas e das prefeituras municipais com o desenvolvimento da região e o bem-estar das pessoas que vivem nela.

André Facó, presidente da Ambiental Ceará, pontua que as visitas buscam construir uma nossa forma de pensar em saneamento. “A gente tem uma responsabilidade enorme. Esse projeto faz com que a Ambiental Ceará conquiste o objetivo para o qual foi contratada e que eleve cada vez mais o nome da Cagece por ter sido tão empreendedora e corajosa por viabilizar um projeto desse porte”, conta.