Início » Notícias » Itapipoca: Cagece e Governo do Ceará implementam abastecimento de água no município
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

 As obras em conjunto possuem um investimento total de mais de R$ 20 milhões.

Itapipoca: Cagece e Governo do Ceará implementam abastecimento de água no município

29/03/2022

Para otimizar os serviços executados em Itapipoca, a Cagece e o Governo do Ceará, assinaram no último sábado (26), a ordem de serviço para a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e para a substituição de um trecho da rede adutora do Açude Gameleira. As obras em conjunto possuem um investimento total de mais de R$ 20 milhões.

As obras se complementam, uma vez que os serviços da rede buscam interligar o sistema adutor de água bruta da Gameleira à nova ETA construída em Itapipoca, melhorando o abastecimento da cidade como um todo. A obra executada busca suprir a demanda da rede de água devido ao aumento populacional no município.

Em sua mensagem, o governador Camilo Santana destacou a importância das obras da Cagece. “Vamos assinar a ordem de serviço de duas obras importantes pra Itapipoca. Vamos colocar uma adutora definitiva que vai trazer água do Açude Gameleira, até Itapipoca, que estamos autorizando o seu início imediato. A outra será a construção de outra estação de tratamento de água aqui na cidade para que não falte mais água na casa dos nossos irmãos e irmãs de Itapipoca”, informou.

A nova ETA da região terá um incremento na vazão de 150 l/s, utilizando da tecnologia de tratamento de ciclo completo (CC), que oferece ainda mais segurança no abastecimento de água tratada à população. Além da instalação de uma nova estação, a ETA existente em Itapipoca vai receber uma série de melhorias para seu funcionamento. No total, o investimento de mais de 12 milhões na execução da obra deve beneficiar cerca de 102 mil itapipoquenses.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, fala sobre a nova estação de tratamento de água de Itapipoca, cujo projeto foi elaborado pela companhia. “A nova ETA será construída no mesmo local onde já existe a estação que hoje atende o município. Será uma ETA de 150 l/s, que somando-se à outra, a capacidade de produtividade de água potável será duplicada no município. Além desse novo empreendimento, faremos melhorias e reformas na estação atual. Serão 300 l/s pra abastecer Itapipoca com a demanda que ela necessita, pelos próximos 20 anos. Com a nova estação e as reformas no sistema, vamos garantir o abastecimento da cidade, com água todo dia o dia todo”, destacou.

Além da nova ETA, a Cagece fará uma melhoria no sistema adutor que traz água bruta do Gameleira para o município. O gerente da Unidade de Negócio Bacia do Curu e Litoral (UNBCL), com sede em Itapipoca, Edmilson Macedo, disse que a obra é essencial, “visto que a garantia da produção se dará com a duplicação da ETA, mas a adução do sistema precisa ter uma confiabilidade necessária para que não haja interrupção no abastecimento. Então esse novo trecho de adutora, vai garantir essa confiabilidade”, afirmou.

Já a obra da rede adutora consiste na substituição de mais de 8 km de tubulação, para trocar trechos por tubos de ferro fundido de DN 500 mm. A intenção é readequar o sistema interligado ao Açude Gameleira e garantir a segurança hídrica na região, ao investir na ordem de 8,6 milhões.

Na oportunidade, Neuri foi até a sede da UNBCL, onde visitou as instalações da atual Estação de Tratamento de Água e conheceu o local onde será construída a nova ETA. O presidente foi recebido pelo gerente da unidade, Edmilson Macedo.