Com a implantação da rede de esgotamento sanitário, a população passa a ter acesso à correta destinação dos efluentes na localidade.
Instalada rede de esgotamento sanitário em Capitão-mor
A Cagece concluiu este mês a instalação de um sistema completo de esgotamento sanitário em Capitão-mor, distrito do município de Pedra Branca, localizado a 260 km de Fortaleza. Até então a localidade não dispunha de rede coletora. A obra consistiu na implantação de coletor tronco, ligações intradomiciliares, kits sanitários, além de uma estação elevatória e estação de tratamento.
Ao todo, o sistema implantado possui rede coletora com extensão total de 4 km e vai atender a toda população do distrito. Para realização dos serviços, a Cagece investiu recursos superiores a R$ 5 milhões, provenientes de captação do Banco KFW.
Com a implantação da rede de esgotamento sanitário, a população passa a ter acesso à correta destinação dos efluentes na localidade. Anteriormente, o esgoto era descartado por conta própria dos moradores, em sua maioria por meio de fossas rudimentares.
A correta destinação do esgoto propicia qualidade de vida para a população, uma vez que reduz as doenças de veiculação hídrica. A utilização da rede da Cagece também contribui positivamente para o meio ambiente já que trata e destina os efluentes corretamente, preservando os mananciais da área.
Além de tudo isso, Capitão-mor conta ainda com uma ação sustentável: o efluente, após tratado, será reaproveitado na irrigação de uma área da própria estação de tratamento da Cagece.
Para o gerente de Obras do Interior da Cagece, Marcelo Mendes, a instalação da rede de esgoto vai melhorar a vida da população local: “A implantação de um sistema de coleta e tratamento do esgoto doméstico apresentou-se como imprescindível em Capitão-mor, uma vez que o manancial que abastece a comunidade estava sendo poluído por descarte inadequado. Esse sistema vai contribuir com saúde e qualidade de vida para mais de 2 mil pessoas no local”.