Inclusão social no saneamento: Cagece participa de oficina promovida pelo Banco Mundial
O Banco Mundial realizou uma oficina voltada para a promoção da inclusão social no setor de saneamento. A ação contou com a participação da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris) da Cagece, Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), projeto São José e o projeto Malha D’água, visando fortalecer as práticas de equidade e inclusão nos serviços de abastecimento de água e saneamento.
A oficina teve como objetivo principal reconhecer que os usuários possuem necessidades diferentes e que é fundamental adotar uma abordagem baseada em direitos para apoiá-los e garantir o reconhecimento de seus direitos. Não se trata apenas de melhorar o acesso aos serviços, mas sim de promover uma mudança transformadora no setor, tornando os serviços sustentáveis, equitativos e inclusivos.
Juliana Paiva, especialista em desenvolvimento social do Banco Mundial no Brasil e América Latina, destacou a importância da inclusão e equidade nos serviços de saneamento. “A oficina busca integrar uma abordagem que considere as diferentes necessidades das pessoas e criar um roteiro de boas práticas de como melhorar a inclusão no saneameno”, afirma.
Ao longo do primeiro dia da oficina, a equipe do Banco Mundial realizou uma apresentação sobre a equidade e inclusão no acesso à água potável e saneamento, enquanto a Cagece, por meio da Geris e o projeto São José apresentaram as estratégias e metodologias do trabalho social aplicadas no saneamento, onde colocaram em pauta as suas experiências de trabalho social no saneamento. Além disso, foram discutidos os desafios e oportunidades nas diferentes dimensões do trabalho social nesse setor.
No segundo dia, a oficina concentrou-se na temática da inclusão e acessibilidade nos projetos de saneamento. Os participantes discutiram como garantir a acessibilidade e identificaram as melhorias necessárias para que a atuação nesse campo seja adequada e inclusiva.
Robervania Barbosa, gerente da Geris, ressaltou a importância da oficina para a Cagece e os projetos envolvidos. “Essa iniciativa é fundamental para fortalecermos nossas práticas de trabalho social no saneamento. A oficina tratou sobre temas de grande importância para o nosso dia a dia e trouxe grandes reflexões de como estamos trabalhando e qual impacto pretendemos causar junto a sociedade”, conta.
A oficina proporcionou uma importante troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, fortalecendo o compromisso da Cagece e dos projetos Sisar e São José com a promoção da inclusão social no setor de saneamento. A parceria com o Banco Mundial contribuiu significativamente para a realização desse evento, colocando em prática a visão de um futuro mais equitativo e inclusivo para todos.