617 Governo do Ceará e Cagece inauguram 23 km de adutora em Cedro - Portal Cagece
Início » Notícias » Governo do Ceará e Cagece inauguram 23 km de adutora em Cedro
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Equipe da Cagece trabalha na remoção de resíduos da rede coletora de esgoto.

Governo do Ceará e Cagece inauguram 23 km de adutora em Cedro

29/10/2021

O governador em exercício, Evandro Leitão, e o diretor de Unidade de Negócio do Interior da Cagece, Helder Cortez, inauguraram na tarde da última quinta-feira (28), a adutora de água bruta no município do Cedro. O equipamento recebeu o nome de Hilton Varela Cortez, pai do diretor e personalidade querida no município.

Com 23Km de extensão, a nova adutora sai do açude Ubaldinho até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cedro. O equipamento vai reforçar e garantir a continuidade da distribuição de água para a população do município. Cerca de 15 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com o novo equipamento.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 6,7 milhões nas obras de instalação da tubulação. A adutora Hilton Varela Cortez substitui a antiga, que era Adutora de Montagem Rápida (AMR), em ferro. Além de maior diâmetro e de material mais resistente, a nova adutora vai elevar a cobertura de água para 98,4% da população no município.

Recentemente, a companhia também realizou melhorias no sistema de tratamento de água do Cedro. Foi instalado mais um filtro, totalizando três unidades filtrantes na ETA. Além disso, o processo conta com um decantador e dois reservatórios para a distribuição.

Saiba Mais

Hilton Varela Cortez (in memoriam – faleceu em 2019, aos 94 anos), é natural de Fortaleza, mas ainda muito jovem se mudou para o Cedro, onde seu pai era industriário. Lá fez história e se tornou uma personalidade no município. Foi eleito vereador por quatro mandatos e auxiliava os cidadãos da cidade na área jurídica (considerado um rábula – pessoa que advoga sem ser formada em Direito). Além disso, o homenageado foi fundador do Lions Clube e Venerável Mestre da loja maçônica, na cidade. Também era agricultor, grande produtor de algodão e fez parte da Cooperativa Agrícola do Cedro.