
Frota de carros da Cagece passa por testes de fumaça realizados pela Fetrans
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) firmou um termo de cooperação técnica com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans), para a realização de “testes de fumaça” na frota de veículos movidos a diesel da companhia. A iniciativa tem como objetivo prevenir a emissão de fumaça preta no ar e reduzir a liberação de Gases de Efeito Estufa na atmosfera. A parceria teve início neste ano (2025) e o trabalho de aferição dos carros passará a ser realizado em Fortaleza e no interior do estado, anualmente.
O monitoramento e combate à emissão de fumaça preta é uma obrigatoriedade regulamentada no Brasil pelo Ministério do Interior, por meio da Portaria 100 de 1980, e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da Resolução n°18/1986. Os testes de fumaça na frota da Cagece serão realizados pela Fetrans por meio das ações do Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir. Com o monitoramento, a companhia busca atender aos requisitos legais da legislação vigente no país.
De acordo com Delano Cidrack, gerente de Meio Ambiente da Cagece, a companhia possui, no total, 423 veículos a diesel em sua frota e todos serão avaliados pela Fetrans até o final deste ano. Até o momento, os testes que foram realizados em alguns carros a serviço da empresa não apresentaram emissão de fumaça preta, que, além de causar a poluição do ar, é também um indicativo de problema na queima do combustível pelo veículo.
“A proposta é que seja feita uma análise por ano para evitar que a frota apresente emissão de fumaça preta. O termo de cooperação técnica entre a Cagece e a Fetrans tem um prazo de três anos, podendo ser prorrogado por mais tempo. Nós iniciamos o cronograma de verificações em março deste ano e o resultado tem sido satisfatório. Isso reflete também a qualidade dos serviços de manutenção realizados ao longo dos anos pela companhia, por meio da Gerência de Transportes (Gtran)”, afirma Delano Cidrack.

O gerente de Transportes da Cagece, Jorge Mota, destaca que a Cagece realiza manutenções preventivas e corretivas na frota de veículos, por meio de equipes próprias e também através de oficinas parceiras. “Além desses serviços, a companhia também se preocupa em não abastecer a sua frota com o diesel comum, mas sim com o diesel S10, que tem uma melhor qualidade, com baixa emissão de enxofre. Isso faz com que os nossos veículos tenham uma vida útil melhor, reduz os custos com manutenção e é menos poluente”, acrescenta.
A Fetrans, através do programa Despoluir, realiza uma série de ações que envolvem diagnósticos, aferições de motores, conscientização e implantação de rotinas que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa. No caso dos testes de fumaça, são utilizados equipamentos modernos, como o Opacímetro, que mede a opacidade dos gases nos veículos, e o Tacômetro, que mede a rotação e o desempenho do motor nos automóveis.
“O Programa Despoluir trabalha com a meta de atendimento dos veículos por estado de atuação da Fetrans, que são Ceará, Maranhão e Piauí. A parceria com a Cagece faz com que nosso programa ganhe destaque e amplie sua rede de atuação”, ressalta Fernanda Lima, coordenadora do núcleo socioambiental da Fetrans.
A parceria entre a Cagece e a Fetrans reforça um compromisso do estado do Ceará com a preservação do meio ambiente, por meio da melhoria da qualidade do ar, contribuindo também dessa forma no combate aos impactos da crise climática no planeta.