É considerada fraude qualquer infração causada propositalmente pelo consumidor com a intenção de modificar o valor real do consumo.
Fraudes de água prejudicam o abastecimento e a população; saiba como denunciar
As ligações clandestinas ainda são um dos vilões no combate ao desperdício de água. É considerada fraude qualquer infração causada propositalmente pelo consumidor com a intenção de modificar o valor real do consumo. Um cliente que opta por métodos irregulares de abastecimento pode consumir três vezes mais do que um consumidor em situação regular.
Rogivaldo Rebouças, gerente da Cagece para a Unidade de Negócios Metropolitana Norte, explica que há vários tipos de fraudes. Uma das ocorrências é quando clientes têm ligações cortadas por algum motivo e efetuam as religações de forma clandestina. “Além disso, há casos onde são feitas perfurações nos hidrômetros para que deixem de operar e, assim, marcar um consumo menor e ainda fraudes na ligação antes mesmo de chegar no hidrômetro, quando o volume de água utilizado não é contabilizado em sua totalidade”, comenta.
A companhia não mede esforços quando o assunto é perdas de água. Ações de combate às fraudes são preocupações constantes para a Cagece, pois em um estado que a ainda vive a escassez de água, não se pode desperdiçar. A Cagece conta, atualmente, com 72 com equipes em todo o Ceará que realizam vistorias em possíveis imóveis irregulares. Ao identificar uma fraude, a equipe trabalha na área para comprovar a irregularidade e, assim, autuar o cliente. Entre 2016 e 2018, a companhia visitou 48.904 imóveis, identificando mais de 26.427 fraudes que foram eliminadas.
Quando comprovada a fraude, o consumidor é notificado e autuado com uma multa, podendo responder pelo crime de furto, sob pena de dois a oito anos de reclusão de acordo com o artigo 155 do Código Penal, caso não normalize a situação. Os valores das multas serão cobrados de acordo com a tarifa do cliente. Em caso de reincidência, haverá um acréscimo de 50% em cima do valor. Em nosso portal, é possível verificar o valor das multas para fraudes de água de acordo com o tipo de imóvel: https://www.cagece.com.br/produtos-e-servicos/precos-e-prazos/tabela-de-multas/.
Os danos causados com ligações clandestinas não são apenas para a companhia. Toda a população é diretamente prejudicada. Uma única fraude pode afetar o abastecimento de um setor inteiro, causando transtornos à população com risco de contaminação na rede, além de vazamentos, desabastecimentos e infiltrações que comprometem a estrutura do imóvel.
Para Rogivaldo, o trabalho de combate a perdas por fraude tem representado um ganho para a população e para a companhia e os números são positivos: até dezembro de 2018, deixaram de ser desperdiçados 10 milhões de m³ de água com as ações de combate às fraudes. As vantagens para a população se refletem na qualidade do serviço prestado, pois o abastecimento deixa de ser prejudicado com possíveis irregularidades na rede e a Cagece consegue entregar o produto com eficiência.”A população também nota o nosso trabalho e sabe que, se houver irregularidades, nós temos ferramentas e pessoas que vão trabalhar para regularizar aquela ocorrência de fraude”, garante o gerente.
Como denunciar?
A população pode ajudar a Cagece no combate às fraudes denunciando possíveis irregulares através dos nossos canais oficias de atendimento. Um deles é o Cagece App, aplicativo para smartphone disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Ao baixar o aplicativo, o cliente encontrará no menu inicial o espaço para realizar a denúncia. É importante informar o endereço completo da ocorrência e, se possível, o cliente pode enviar imagens ou vídeos da ocorrência.
Além do aplicativo, as denúncias também podem ser feitas pela central telefônica (0800 275 0195) ou em uma de nossas lojas de atendimento. O denunciante não precisa se identificar e a companhia garante o anonimato.