Em live no Instagram, presidente da Cagece fala da importância das tarifas de água e de esgoto para continuidade dos serviços
Em live realizada nesta terça-feira (7), no Instagram (@oficialcagece), o presidente da companhia, Neuri Freitas, trouxe informações sobre o que é feito com os valores arrecadados com as tarifas de água e de esgoto e sobre o trabalho de operação para levar o serviço à população. Neuri esclareceu ainda sobre a isenção da tarifa de água para categoria básica e a suspensão da tarifa de contingência para categorias básica e regular, que começou a valer neste mês após medidas do Governo do Ceará no enfrentamento ao coronavírus.
A conversa foi conduzida pelo jornalista Leonardo Costa, da equipe de comunicação da Cagece. Esta já é a quarta live realizada pela assessoria de comunicação da companhia com o objetivo levar informações à população durante o período de isolamento social. Na live, Neuri iniciou sua fala explicando sobre os esforços necessários para que o abastecimento aconteça, desde a captação da água em açudes, poços ou rios, até o tratamento, reservação e distribuição. O presidente explicou ainda que o trabalho continua com o serviço de coleta e tratamento de esgoto.
“É todo um processo. Tem muito trabalho envolvido de pessoas, utilização produtos químicos, infraestruturas diversas que são necessárias, energia elétrica que usamos para o bombeamento tanto da água quanto do esgoto, além de prestadores de serviços que são necessários. É um processo complexo que para o nosso cliente pode parecer simples ao final, ao abrir a torneira, mas toda a complexidade está por trás”, explicou.
Conforme Neuri, é preciso entender o trabalho da companhia como serviço essencial e manter as faturas em dia para garantir a continuidade dos serviços. “O nosso serviço é essencial, não pode parar. É por isso que nossas equipes estão em campo, porque temos uma atividade com características de essencialidade. As categorias de clientes que não tiveram isenção precisam continuar honrando o compromisso de pagar as faturas, porque na nossa prestação de serviço nós dependemos da arrecadação da tarifa para manter a operação”, disse.
Neuri pontuou ainda que a tarifa aplicada pela Cagece está entre as menores do país. “Eu entendo que é uma tarifa justa para o que a gente pratica atualmente e é uma tarifa necessária para mantermos em dias todas as nossas obrigações. Energia elétrica, por exemplo, é um dos nossos maiores insumos. Precisamos ter arrecadação para pagar energia elétrica. Compramos água bruta, compramos produtos químicos. E produto químico tem outro efeito porque, às vezes tem insumos que estão atrelados ao dólar e qualquer variação cambial traz impactos nas nossas atividades”, explicou.
Isenção: 80 mil clientes já foram beneficiados
Durante a live, Neuri apresentou ainda os primeiros números após o início da isenção da tarifa de água e suspensão da tarifa de contingência. Segundo o presidente, até a última segunda-feira (6), 80 mil clientes da categoria básica e de consumo de até 10m³ já foram beneficiados, o que significa R$ 2,6 milhões. Já sobre a tarifa de contingência, 50 mil clientes já foram contemplados, que em valor financeiro corresponde a R$ 1,9 milhão na arrecadação da companhia.
Ao final, Neuri apresentou as possibilidades de pagamentos aos clientes que não fazem parte das categorias beneficiadas. O pagamento pode ser feito por meio de aplicativos de banco ou pela função débito automático. Presencialmente, pode ser realizado em lotéricas, bancos ou correspondentes bancários em supermercados. O presidente encerrou sua participação agradecendo aos colaboradores de campo que continuam trabalhando para garantir a continuidade dos serviços.
A live ficará disponível no perfil da companhia por 24h.