A acreditação na Norma ISO/IEC 17025 também representa o cumprimento das exigências do Ministério da Saúde, uma vez que as companhias de saneamento aferem a qualidade da água que é ingerida pela população. Acima, equipe do Laboratório Central.
Certificação ISO 17025: Laboratório Central da Cagece recebe reconhecimento em nível internacional
O Laboratório Central da Cagece recebeu a Acreditação na Norma ISO/IEC 17025 da Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A Acreditação atesta a credibilidade e a confiabilidade nos resultados laboratoriais, com respaldo em nível internacional.
O objetivo da acreditação é atestar a qualidade do resultado analítico do laboratório, verificando se o mesmo produz o resultado dentro dos padrões exigidos. “Um resultado que é aceito em qualquer lugar do mundo por conta dessa acreditação e prova que o nosso laboratório tem confiabilidade e rastreabilidade. Garantimos para o nosso cliente que o nosso trabalho de monitoramento da qualidade da água que é distribuída pela empresa está dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação”, disse Milena Pereira, gerente de Controle da Qualidade de Produto da companhia.
De acordo com a superintendente de Controle e Qualidade da Cagece, Neuma Buarque, com a acreditação, a companhia passa a ter credibilidade do mais alto nível. “Os nossos resultados nesse momento são precisos, de alto nível de confiabilidade e comparável a outros laboratórios em qualquer parte do mundo que tenha a mesma acreditação. Conseguir essa acreditação num momento de crise foi uma vitória”, disse.
Milena destacou a importância da companhia obter a acreditação na Norma ISO/IEC 17025 em um momento de crise hídrica e financeira. Uma acreditação desse nível exige um dispêndio financeiro bem vultuoso por parte da empresa. Para reduzir os custos, foram escolhidos oito parâmetros e toda equipe mergulhou no seu processo de análise, participou de treinamentos para agregar conhecimento e conseguir os resultados esperados.
O investimento da empresa para a acreditação foi da ordem de R$ 150 mil. Para adequar o laboratório a essa nova realidade foram acrescentados mais refinamento no controle de qualidade analítico, refeitos vários procedimentos de análise, incluídas novas rotinas analíticas em cada laboratório, houve contratação de pessoal, além de aquisição de vidraria, material de referência certificado e calibração de equipamentos.
A acreditação na Norma ISO/IEC 17025 também representa o cumprimento das exigências do Ministério da Saúde – uma vez que as companhias de saneamento aferem a qualidade da água que é ingerida pela população – é necessário um rigor nesse controle de qualidade. O Laboratório Central conta com a certificação na Norma ISO 9001 desde 2005, que já assegura os padrões de qualidade do produto.