Início » Notícias » Centro de controle operacional irá monitorar em tempo real abastecimento de água em Fortaleza
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Centro de controle operacional irá monitorar em tempo real abastecimento de água em Fortaleza

12/07/2023

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) inaugurou, nesta semana, o primeiro Centro de Controle Operacional previsto pelas obras de implantação dos Distritos de Medição e Controle (DMCs), em Fortaleza. A novidade monitora em tempo real as redes de abastecimento e conta com ferramentas de automação que permitem identificar ocorrências de vazamentos e garantir a pressão de água necessária nas residências.

Para construir o centro foram investidos pela Cagece cerca de R$ 36 milhões. Além deste, a companhia prevê ainda a implantação das mesmas tecnologias nas diferentes Unidades de Negócio na capital, conforme o avanço das obras de implantação dos DMCs. “Nós já assinamos a ordem de serviço por meio de um contrato junto ao Banco Mundial. Então até o final do ano que vem (2024) a gente terá um centro de controle em cada uma de nossas unidades”, afirma João Menescal, diretor de Operações da Cagece.

O primeiro equipamento construído está localizado na unidade de negócios da Cagece localizada no bairro José Walter, em Fortaleza, e conta com monitores e computadores de última geração para o monitoramento e alertas em tempo real sobre a operação das redes de abastecimento.

Pedro Cavalcante, gerente de Combate às Perdas de Água da Cagece, destaca que o centro trata-se de uma tecnologia considerada um marco para a companhia em termos de inovação para uma melhor gestão de perdas de água nos próximos anos. “Nossa expectativa de redução das perdas de água, a partir da tecnologia dos DMCs e desse primeiro centro, é de 20% num intervalo de 12 meses”, declara.

Saiba Mais

A Cagece segue realizando implantação dos Distritos de Medição e Controle (DMCs), obra cujo objetivo é setorizar o abastecimento de água, fornecendo pressão e vazão adequadas para os bairros, garantindo a continuidade da distribuição de água. Os próximos serviços preveem a inauguração de outros centros de controle operacional em Fortaleza.

Nesse momento, as obras dos DMCs ocorrem nos seguintes setores de abastecimento, que compreendem os seguintes bairros:
Passaré, Parque Iracema, Serrinha, Cajazeiras, José de Alencar, Barroso, Dias Macedo, Boa vista, Parque Santa Maria, Curió, Ancuri, Cambeba, Parque Dois Irmãos, Guajerú, Messejana, Itaperi, Jangurussu, Ancuri, Paupina, Coaçu, Lagoa Redonda, Prefeito José Walter, Conjunto Palmeiras, Pedras e São Bento.