Com investimentos de R$ 12,5 milhões, a estação de tratamento de água foi construída ao lado do açude Mal Cozinhado.
Cascavel tem ampliação do sistema de abastecimento de água inaugurada
Com o objetivo de assegurar o fornecimento de água para o município de Cascavel, o Governo do Ceará inaugurou, por meio da secretaria das Cidades e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), na última quarta-feira (12), a ampliação do sistema de abastecimento de água do açude Mal Cozinhado.
Agora, mais de 50 mil pessoas passam a contar com um sistema que possui mais de 8 km de adutora de 500 milímetros e uma Estação de Tratamento Água (ETA), com dupla filtração e com mecanismo para tratar os rejeitos durante o processo. Com investimentos de R$ 12,5 milhões (estação mais adutora), a estação de tratamento de água foi construída ao lado do açude Mal Cozinhado, possibilitando o transporte da água já tratada para a cidade. A estação, que foi construída especialmente para utilização do novo açude, possui uma tecnologia de tratamento avançada, com capacidade para gerar 130l/s.
Durante o evento, o prefeito da cidade, Tiago Ribeiro, apontou que a conclusão da obra veio em ótimo momento, quando o açude Mal Cozinhado acumula 66% de armazenamento: “Essas intervenções eram extremamente necessárias em nosso município. Precisávamos aperfeiçoar o modo como a água chegava para a população. Agora, com a conclusão dos serviços temos a garantia de que o abastecimento de água vai atender plenamente. É uma alegria para nós, gestores, e para a população”, comemorou.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, esteve na inauguração e falou sobre o que a ampliação representa para Cascavel. “Eu diria que Cascavel, com a construção desse equipamento, tem uma das melhores ETAs do Estado do Ceará. É uma água muito boa, atendendo a todo o padrão de portabilidade exigido pelo Ministério da Saúde”, afirmou.
População beneficiada
Futuramente, o sistema também poderá atender ao município de Beberibe. O morador de Cascavel Cleilton Caetano Costa comemora a ampliação: “Vai ser bom para a população de Cascavel, porque quando a água não era tratada, tinha gosto de cloro. Agora, com a estação de tratamento vai ficar melhor, porque o pessoal usa a água para lavar, cozinhar”.