O projeto de redução de perdas em sistemas de distribuição de água alcançará 20 municípios do estado (inclusive Fortaleza), com ações específicas em cada município. (Foto produzida antes da pandemia)
Cagece vai investir mais de R$ 500 milhões em esgotamento sanitário, abastecimento de água e redução de perdas
Na última segunda-feira (04), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional a captar cerca de R$ 516 milhões para aplicar em serviços de implantação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água, em Fortaleza e outros 19 municípios cearenses. As melhorias beneficiam cerca de 2,5 milhões de pessoas e vão possibilitar o aumento da cobertura de esgoto, otimização do tratamento e distribuição de água, bem como a redução das perdas de água nos sistemas.
Dentre os projetos contemplados pelo MDR , na área de abastecimento e distribuição de água estão a ampliação do sistema integrado que atende os municípios de Horizonte, Pacajus e Chorozinho e a implantação de uma adutora de água tratada, que interligará o reservatório Taquarão à estação de tratamento de Maranguape.
Na área de coleta e tratamento de esgoto, foi contemplada a execução de obras em Fortaleza para implantação de redes coletoras, interceptores, estações elevatórias, ligações prediais e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Cocó.
Além disso, por meio do investimento, também será viabilizado o projeto de redução de perdas em sistemas de distribuição de água operados pela Cagece, que alcançará 20 municípios do estado (inclusive Fortaleza), com ações específicas em cada município. Para isso, a Cagece implantará sistemas de telemetria, aquisição e substituição de hidrômetros e implantação de setorização por meio de distritos de medição e controle.