A água de reúso da Cagece surge como a melhor opção para uso industrial no Ceará, sendo produzida a partir do esgoto tratado pela companhia utilizando tecnologia capaz de gerar água de alta qualidade.
Cagece vai fornecer água de reúso para Usina de Hidrogênio Verde no Ceará
A companhia assinou contrato de parceria juntamente com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Utilitas – empresa constituída pela Cagece, para fornecer água de reúso para o Hub do Hidrogênio Verde do Ceará. A assinatura aconteceu última sexta-feira (4). O Hidrogênio Verde será desenvolvido no Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP), e por meio desta parceria, utilizará água de reúso proveniente dos esgotos tratados do macrossistema de esgotamento sanitário de Fortaleza.
Assinaram o contrato o presidente da Cagece, Neuri Freitas, o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, e o representante da Empresa Utilitas, Igor Borges. A celebração contou ainda com a participação do diretor Administrativo da Cogerh, Denilson Fidelis, da gerente de Relacionamento com o Usuário, Rejane Viana, e do representante jurídico da Cogerh, Carlos Mota.
Esse é um projeto que vem sendo trabalhado há algum tempo pela Cagece, Secretaria das Cidades, Secretaria dos Recursos Hídricos, Cogerh e Utilitas – empresa que conta com participação da Cagece e tem por objetivo produzir água de reúso pra ofertar complexo industrial do Pecém.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, destacou a importância da parceria:
A água para abastecimento das indústrias de Hidrogênio Verde será preferencialmente proveniente do reúso dos efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O fornecimento de água bruta para fins de reúso será realizado numa parceria Cogerh e Cagece, feito mediante tarifação de uso dos recursos hídricos. A estimativa é que a Cagece possa ofertar a demanda hídrica do hub de hidrogênio verde a partir dos esgotos tratados do seu sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, diminuindo a dependência hídrica dos mananciais da região metropolitana de Fortaleza.
De acordo com o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, esta é a primeira experiência com abastecimento por meio de água de reúso no Ceará. “Estamos diversificando as alternativas de oferta hídrica e isso é muito valioso, um passo muito importante. Já temos experiências com a dessalinização, com água subterrânea e agora, com a água de reúso. Então julgo esta parceria com a Cagece importante marco para a gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. Sem dúvidas uma iniciativa que beneficiará em grande escala a população cearense”, disse.
Hidrogênio Verde e a Água de Reúso
A água de reúso da Cagece surge como a melhor opção para uso industrial no Ceará, sendo produzida a partir do esgoto tratado pela companhia utilizando tecnologia capaz de gerar água de alta qualidade. Os esgotos tratados, ao invés de serem lançados no meio ambiente, passarão pelo tratamento complementar, produzindo a água de reúso que será utilizada nos processos de eletrólise adotados pelas usinas do hub de hidrogênio verde. A solução da Cagece com a água de reúso é rápida, barata, eficiente e ambientalmente correta.