Início » Notícias » Cagece se apresenta no “Festival TIC” com temática sobre uso responsável da água.
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Teatro de Fantoches da Cagece preparou um espetáculo especial para o Dia das Crianças

Cagece se apresenta no “Festival TIC” com temática sobre uso responsável da água.

Para conscientizar os pequenos de forma lúdica e criativa quanto aos cuidados com a água, o Teatro de Fantoches da Cagece preparou um espetáculo especial para o Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado (12). Intitulada “O Esquadrão contra o Desperdício”, a apresentação de teatro acontece no Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

O espetáculo deste ano visa sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância do saneamento no Ceará abordando a questões relacionadas ao uso responsável da água e cuidado com os recursos hídricos, entre outros temas.

Para Waleska Gurgel, coordenadora de responsabilidade social da Cagece, fazer parte do festival é mais um momento especial da agenda anual do projeto. “Participar do Festival TIC é uma expectativa muito grande. Nós já realizamos um trabalho do teatro voltado com o nossa tema de conscientização voltado para o público infantil, é muito bom levar o nosso trabalho para novos públicos se envolvendo com outros projetos”, comenta.

Patrocinado pela Cagece, o Festival de Teatro Infantil do Ceará surgiu em 2011 e abriu inicialmente as suas cortinas em Sobral e Fortaleza para os espetáculos infantis. Desde então, a programação conta teatro de animação, teatro visual, teatro de bonecos e circo com diversas montagens diferentes contando com participação de espetáculos de todo Brasil.

A programação deste ano conta com mais de 80 apresentações que incluem cinema, teatro e outras performances. Para Emídio Sanderson, produtor cultural e um dos diretores do TIC “Sempre abordamos temas que a criança seja o elemento central, com o intuito de pautar reflexões junto á sociedade sobre quem é essa criança contemporânea, seus anseios, suas incertezas, suas qualidades e etc. Buscamos firmar parcerias que estejam aliados a esse nosso propósito, com destaque para empresas, instituições e coletivos que sejam aliados em nossa missão de transformação social por meio da arte e cultura”, comenta.

Se consolidando no calendário cultural do Ceará, como uma ação de desenvolvimento do teatro local, o projeto ‘Teatro de Fantoches” da companhia se uniu a programação do evento pela segunda vez. Para Emídio, “a Cagece trabalha com pontos importantíssimos para o desenvolvimento das crianças, um deles é o saneamento básico. Além disso, a companhia trata de um recurso natural que tem as crianças como seus principais guardiões. Assim, como o festival busca abordar questões pertinentes ao cotidiano e ao futuro das crianças, a parceria é crucial. Precisamos falar sobre o uso responsável da água para nossas futuras gerações. Assim, teremos várias ações educativas da Cagece em nosso festival, incluindo a apresentação do espetáculo” comenta.

Algo importante salientar é que uma das principais características dos projetos é o compromisso com a responsabilidade social. “O Teatro de Fantoches” realiza apresentações em escolas, espaço públicos e eventos estimulando, através da arte, a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente, já o “Festival TIC”, se apresenta com sessões exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais.

Em reflexão sobre a missão do espetáculo, Emídio cita que “nosso propósito é democratizar o acesso à cultura aliado a uma proposta de formação de plateia. Queremos oferecer a primeira experiência teatral do maior número de indivíduos e que essa experiência seja inesquecível. Além disso, procuramos ir além do que a criança assiste nos palcos; no sentido que a ida ao teatro seja um momento especial na sua vida, um momento em que ela encontre pessoas e fortaleça os seus laços familiares e comunitários. Por isso, sempre realizamos o festival em espaços que propiciem uma convivência familiar e comunitária a fim de que ela se sinta acolhida, fortalecendo seus vínculos afetivos com outros e com a cidade”

Para conferir toda a programação do evento basta acessar o site do festival por meio deste link. 

Saiba Mais

O Teatro de Fantoches foi criado nos 2000 e tem sido uma eficiente ferramenta socioeducativa formadora de agentes ativos contra o desperdício de água, tanto em Fortaleza quanto no interior do Ceará voltado principalmente para o público infantil. O teatro trabalha com uma equipe de cinco colaboradores da companhia, que atuam desde a montagem até a apresentação dos fantoches.