617 Cagece recebe representantes do Rio de Janeiro para benchmarking sobre a Dessal do Ceará - Portal Cagece
Início » Notícias » Cagece recebe representantes do Rio de Janeiro para benchmarking sobre a Dessal do Ceará
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Benchmarking sobre dessalinização da água do mar para empresa da região de Maricá.

Cagece recebe representantes do Rio de Janeiro para benchmarking sobre a Dessal do Ceará

20/03/2023

Já considerado referência nacional, o projeto para a construção da Planta de Dessalinização de Água do Mar do Ceará atraiu visitantes de Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro, para um benchmarking nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17). Os representantes de diferentes empresas do município tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela companhia, desde a concepção da planta até o status atual, com a atuação da Sociedade de Propósito Específico (SPE), Águas de Fortaleza.

A agenda de dois dias iniciou com apresentações do especialista e coordenador da Dessal do Ceará pela Cagece, Silvano Porto, que contextualizou o empreendimento nas fases preparatórias, as tendências de tecnologia voltadas para a dessalinização, como custos operacionais, técnicas de tratamento de água adotadas, dentre outros. Além disso, outros representantes da companhia trataram de temas como estudos de viabilidade, estudos ambientais e, ainda, a parte jurídica do processo.

O evento seguiu para campo e os participantes puderam conhecer presencialmente a empresa responsável pela Dessal, o local onde a planta será instalada e a estação de pré-condicionamento de esgoto da Cagece (EPC). Na oportunidade, o projeto da Dessal do Ceará foi apresentado com o detalhamento de localização da planta, emissários de captação da água e de rejeito, linhas de distribuição de água a partir da planta para os reservatórios da Cagece, assim como das responsabilidades da Cagece e da Águas de Fortaleza no processo.

De acordo com a Diretora-presidente da Sanemar, Rita Rocha, a expertise do Ceará no desenvolvimento do projeto da dessal é uma experiência única no Brasil e que servirá como referência para a construção de uma planta semelhante para Maricá, que possui 47 km de frente marítima. “Essa experiência é de suma importância pra talvez superarmos a nossa crise hídrica que nós temos no nosso município. Nosso grande desafio é que aqui no Ceará, o estado é o indutor, mas lá nós somos um município onde a concessão de água já foi disponibilizada para o privado e Maricá hoje não é prioridade para a concessionária porque tem uma série de regiões metropolitanas com uma demanda maior do que a nossa. E esperar o tempo da companhia pra nós não é uma opção”, afirmou.