A campanha foi lançada nesta terça-feira (2), no município de Marco.
Cagece participa de “Projeto Esgotamento Legal” para estimular a adesão ao sistema de esgoto
Neste mês de julho, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) inicia um conjunto de atividades socioambientais para incentivar que clientes passem a utilizar o sistema de esgoto disponível em cinco municípios cearenses. O Projeto Esgotamento Legal, idealizado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), será realizado em parceria com a Cagece, Ambiental Ceará e a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). A campanha foi lançada nesta terça-feira (2), no município de Marco.
Os municípios selecionados para receber as ações de sensibilização da Cagece são: Aracati, Horizonte, Itarema, Maranguape e Marco. O objetivo do projeto é contribuir para a universalização do esgotamento sanitário e reduzir o número de ligações ociosas, ou seja, residências que, apesar da disponibilidade da infraestrutura, não estão conectadas à rede de esgoto.
O superintendente de negócio da Cagece, Ronaldo Feitosa, destaca que “foram escolhidos esses cinco primeiros sistemas e a tendência é que a gente possa expandir para os outros municípios”. Ronaldo ressalta que a prioridade do projeto será orientar os moradores sobre a obrigatoriedade do uso da rede disponível, conforme a legislação.
Sâmia Régia de Andrade, coordenadora de Interação Social da Cagece explica os próximos passos. “Vamos realizar um diagnóstico social juntamente com visitas institucionais para começar a entender a cidade. Estamos iniciando com ações macros e, a partir desse momento, identificaremos as necessidades de readequações ou a introdução de novas ações que atendam a comunidade”.
Entre as atividades previstas no cronograma, estão: visitas domiciliares, formação de comissão para acompanhamento do projeto, apresentações lúdicas em escolas, capacitações sobre educação sanitária e ambiental com líderes comunitários, dentre outras.