
Praia do Futuro
Cagece participa de debate sobre dessalinização de água marinha e cabos submarinos
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) participou na última quarta-feira (4) de um debate sobre a implantação da Planta de Dessalinização de Água Marinha na Praia do Futuro, em Fortaleza, e os cabos submarinos. O Seminário “Conexão: água e cabos submarinos. Sustentando o crescimento econômico e social do Ceará” foi realizado no auditório Luiz Esteves, na Fiec (Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota, Fortaleza). O evento foi aberto ao público.
Na ocasião, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, apresentou o projeto da Dessal do Ceará. O empreendimento trata-se de um projeto de segurança hídrica que tem o objetivo de diversificar as fontes de abastecimento do Ceará, fazendo com que a distribuição de água não dependa apenas de chuvas. O projeto faz parte no Plano de Recursos Hídricos do Ceará e do plano Fortaleza 2040 e vai beneficiar cerca de 720 mil pessoas.
A definição da Praia do Futuro para receber a planta levou em consideração diversos fatores, dentre eles a excelente qualidade da água do local, as boas correntes marinhas para dispersar o rejeito e a proximidade dos reservatórios da Cagece do local, reduzindo, assim, o número de obras nas vias públicas e gerando menor valor de investimento e custeio.