617 Cagece lança primeiro Relatório de Sustentabilidade - Portal Cagece
Início » Notícias » Cagece lança primeiro Relatório de Sustentabilidade
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

O relatório seguiu o padrão Global Reporting Initiative (GRI), estrutura usada por milhares de organizações no mundo inteiro como referência na elaboração de seus relatórios de sustentabilidade.

Cagece lança primeiro Relatório de Sustentabilidade

O documento foi elaborado com ações e resultados do ano de 2017, a partir do trabalho do Comitê de Sustentabilidade. O relatório é um avanço nas estratégias de sustentabilidade da companhia, sendo uma ferramenta de gestão à medida que torna públicas as ações e compromissos da empresa com a sustentabilidade. O relatório está disponível no Portal da Cagece. Para acessar, basta clicar na aba Documentos e Publicações e em seguida na pasta Relatório. Ou acesse pelo link: https://www.cagece.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Cagece-Relatório-de-Sustentabilidade-2017-10-v2-Alt-711-i.pdf.

Conforme previsto na Lei 13.303/2016, conhecida como Lei de Responsabilidade das Estatais (LRE), o relatório deve ser publicado anualmente. De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social, Robervânia Barbosa, o relatório de Sustentabilidade veio consolidar o processo de governança, no requisito transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa. “Mesmo antes da Lei de Responsabilidade das Estatais entrar em vigor a Cagece já adotava no direcionamento estratégico, o viés da sustentabilidade trazendo como requisito obrigatório a elaboração do relatório”, ressalta.

A implementação de um relatório de sustentabilidade demonstra como a organização influencia e é influenciada pelas expectativas relativas ao desenvolvimento sustentável e o aumento da transparência das informações. O documento deve também ajudar os stakeholders a compreender os impactos de sustentabilidade e desempenho e servir como padrão de referência e avaliação de desempenho de sustentabilidade com respeito às leis, normas, códigos, padrões de desempenho e iniciativas voluntárias e o cumprir com o requisito legal.

O relatório de sustentabilidade seguiu o padrão Global Reporting Initiative (GRI), uma estrutura usada por milhares de organizações no mundo inteiro como referência na elaboração de seus relatórios de sustentabilidade. Os indicadores utilizados na metodologia GRI tem correlação com os indicadores Ethos de Responsabilidade Social.

Segundo Waleska Gurgel, coordenadora de Responsabilidade Social e coordenadora do Comitê de Sustentabilidade, “foi um árduo trabalho que envolveu diversas áreas da empresa, a consultoria da Diálogus, empresa especialista em Responsabilidade Social, e não poderia ser de outra forma, pois a Sustentabilidade perpassa por toda a empresa, abrangendo as dimensões Visão e Estratégia; Governança e Gestão; Social; e Ambiental. Daí a importância de termos um comitê multidisciplinar. Construímos o primeiro relatório de Sustentabilidade da Cagece já utilizando uma metodologia de referência internacional”, disse.

A companhia optou pelo nível essencial de aplicação das Diretrizes G4 da Global Reporting Initiative por ser a primeira edição do relatório. Nele, buscou-se consolidar o atendimento aos indicadores GRI, de forma a abranger todos os aspectos da sustentabilidade. Para nortear o processo de elaboração, foram consideradas todas as unidades da Cagece e observados os seguintes princípios estabelecidos pela GRI: Contexto de Sustentabilidade, Materialidade, Completude, Exatidão, Tempestividade, Clareza e Confiabilidade.