Início » Notícias » Cagece incentiva educação ambiental e cuidado com recursos hídricos em Jericoacoara
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Cagece incentiva educação ambiental e cuidado com recursos hídricos em Jericoacoara

13/09/2019

A professora Cleidiane Maria nem imaginava que as ações realizadas pelo Instituto Brasil Solidário, em parceria com a Cagece, em Jericoacoara, chegaria para inspirar os alunos sobre temáticas tão importantes. Na última semana, ela participa de uma programação especial de ações e capacitações que tem como objetivo construir possibilidades pedagógicas e disseminar iniciativas que possibilitem uma nova relação com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Com tema central voltado para o uso responsável da água e a importância dos recursos hídricos, as atividades envolveram, além de professores, alunos, funcionários da escola local e outros profissionais. A programação faz parte do Plano Bienal Brasil Solidário, prevista no Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Instituto Brasil Solidário. A ação foi patrocinada pela Cagece e outros parceiros.

Para a professora Cleidiane, a ação terá impactos diretos na comunidade local, especialmente porque foca na educação como principal vetor de disseminação da temática. “A escola é o melhor local para fazer com que esse tema (preservação dos recursos hídricos) chegue ao público geral. Eu mesma já planejo trabalhar esse assunto não só em sala de aula, como também em outras atividades. Precisamos trazer essa discussão para dentro da comunidade. É a partir de ações como essa, na escola, que os alunos acabam chamando atenção dos próprios pais” explica a professora.

Como forma de estimular a criatividade, a iniciativa atua numa perspectiva que está para além da sala de aula, promovendo oficinas de Xilogravura e Estamparia, Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Música, Teatro de Bonecos, Mediação de Leitura, Produção Audiovisual, Patchwork, Educação Ambiental com montagem de horta escolar, além de formações e apresentações públicas.

De acordo com Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, a ação deverá deixar um legado importante para a comunidade. “Acredito que podemos construir mudanças significativas, levantando possibilidades pedagógicas que poderão ser adotadas e trabalhadas de forma transversal pela escola e a comunidade. Tudo que é produzido durante as oficinas, por exemplo, fica como incentivo para que a escola continue o trabalho. O tema central que estamos trabalhando aqui [uso responsável da água], é um assunto importante, não apenas em Jericoacoara, mas em todos os lugares”, explica.

Além da Cagece, o Instituto Brasil Solidário contou com parceria de empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch, além de parceiros locais como a Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Secretaria Municipal de Turismo (Setma), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Seduc), Hotel Vila Kalango, Pousada Capitão Thomaz, Restaurante Pimenta Verde, Movimento Abraço Jeri, entre outros.