Início » Notícias » Cagece inaugura nova estação de tratamento de água em Itapipoca
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

ETA tem investimento de quase R$13 milhões e beneficiará até 102 mil pessoas

Cagece inaugura nova estação de tratamento de água em Itapipoca

24/01/2025

O Governo do Ceará, através da Cagece, inaugurou na última quinta-feira (23), a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), em Itapipoca. O novo equipamento tem a capacidade de duplicar a produção de água do município, beneficiando uma população de até 102 mil habitantes. Com o objetivo de fortalecer a segurança hídrica no município, foram investidos quase R$13 milhões na obra.

Com a palavra, o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, ressalta a importância da obra para a saúde da população Itapipoquense. “Nós estamos aqui entregando uma estação de tratamento moderna, com várias filtragens para que a população tenha uma água de qualidade, que traga saúde ao povo de Itapipoca”, comemora.

Como resultado do plano de trabalho da companhia, a vazão de água tratada em Itapipoca passará de 150 l/s para 300l/s. Além disso, foi realizada a implantação da Tecnologia de Tratamento de Ciclo Completo (CC), para garantir um processo mais atual e eficiente. A ETA existente também passou por uma série de melhorias para otimizar o funcionamento, como substituição de bombas e conexões.

O diretor de engenharia da Cagece, José Carlos Asfor, fala sobre as outras novidades entregues à estrutura da ETA. “Além da estrutura da ETA, nós também estamos entregando um novo reservatório apoiado para distribuição, e outras intervenções feitas pela UNBLC, como a troca de rede de microdistribuição e a substituição de redes em cimento amianto.”

Essa é uma ação estruturante e de extrema relevância para o município, explica o gerente de obras da Cagece, Marcelo Henrique. “Nós também estamos preocupados, claro, com o meio ambiente. Então nós implantamos uma estação elevatória de água recuperada, onde nós vamos recircular parte da água proveniente da lavagem dos filtros”, acrescenta.

Ações como essa renovam o compromisso do Governo do Estado do Ceará e da Cagece em fortalecer a segurança hídrica, saúde e habitabilidade para a população cearense.