Início » Notícias » Cagece e UFC buscam parceria com a Holanda para soluções inovadoras em saneamento
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Cagece e UFC buscam parceria com a Holanda para soluções inovadoras em saneamento

04/04/2025

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) estão em tratativas para firmar uma parceria internacional estratégica com a Holanda. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de tecnologias e alcançar a prospecção de mercado para soluções inovadoras relacionadas aos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

Através da Netherlands Enterprise Agency (RVO) e com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Estatais de Saneamento (Aesbe), representantes da Cagece e da UFC participaram recentemente da Missão WaterTech-Brazil 2025, juntamente com outras companhias de saneamento brasileiras. A programação incluiu visitas ao instituto WaterCampus Leeuwarden, à Estação de Tratamento de Águas Residuais Tollebeek e a empresas do setor de saneamento e suas instalações (Paques Biomaterials, Wavin e Vitens).

“A missão teve como objetivo ampliar nosso ecossistema de inovação, desenvolver e prospectar soluções tecnológicas, avaliar desafios e processos de internalização e, por fim, fortalecer o networking e a integração entre empresas de saneamento e demais instituições e fornecedores” afirma Cailliny Medeiros, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece

Para Ana Maria Roberto, doutora em Hidráulica e Saneamento pela USP e líder da linha de inovação em Água pela Cagece, a participação na Missão WaterTech Brasil representou uma experiência enriquecedora. “Foi uma oportunidade valiosa na busca por soluções inovadoras e sustentáveis no setor de saneamento, além de ampliar horizontes técnicos e científicos. Conhecer de perto centros de excelência como o WaterCampus Leeuwarden e empresas holandesas evidenciou o quanto a tecnologia pode ser aliada da sustentabilidade”, destacou.

O WaterCampus é considerado uma referência em termos de estrutura e organização com foco em pesquisa, tecnologias, novas parcerias e inserção de soluções sustentáveis para o setor de saneamento no mercado internacional. Para a Cagece, um acordo de parceria com o instituto é importante, uma vez que ele é um polo de excelência em pesquisa científica e inovação em água. “Hoje temos um memorando de entendimento assinado com a NHL, que é uma das universidades que faz parte do WaterCampus. Com esse acordo que está sendo desenvolvido, a Cagece também fará parte do instituto e terá acesso a conhecimentos de ponta, além de oportunidades para desenvolver projetos conjuntos que podem transformar o panorama do saneamento no Ceará e em todo o Brasil”, destaca Thiago Dantas, assistente de Inovação da Cagece.

Cailiny Medeiros complementa que a visita contribuiu para uma visão ampliada referente ao plano de trabalho e aos caminhos jurídicos que viabilizem a parceria e acesso, não somente às pesquisas e tecnologias, mas também a outras possibilidades inerentes ao ecossistema do WaterCampus, como capacitações, programas de intercâmbio, participação e acesso das tecnologias em desenvolvimento no Ceará a rede e mercado internacional.

Essa já é a segunda missão realizada na Holanda pelo Programa Missão Water-Tech que a Cagece participa. O interesse em desenvolver um acordo de parceria com o Instituto WaterCampus surgiu na primeira visita, realizada em novembro de 2023. Desde então, a Cagece e a UFC têm buscado caminhos para estruturar juridicamente a parceria. “Nesse ano, fomos para a segunda missão com uma visão mais integradora e ampla para atuarmos nos Projetos Estruturadores de Inovação em Água e em Energias Renováveis”, ressalta Cailliny Medeiros.

No Ceará, a Cagece e a UFC são parceiras e conduzem juntas pesquisas de ponta em gestão de recursos hídricos e geração de energias renováveis, desenvolvendo soluções inovadoras para melhorar a infraestrutura de saneamento e a sustentabilidade ambiental no estado, como é o caso do Projeto Plano Proativo das Secas, coordenado pela professora Ticiana Studart, e o projeto da Usina Modelo de Valorização Energética de Biogás e Lodo, coordenado pelo professor William Barcelos. Um trabalho conjunto que se alinha aos interesses e ao modelo de atuação do instituto WaterCampus, na Holanda.

Networking em Amsterdã

Conduzidas pela Missão Holanda, a Cagece e a UFC, juntamente com as outras companhias de saneamento associadas da Aesbe, também puderam participar da programação da feira internacional AquaTech, que é dedicada à apresentação de tecnologias do setor de saneamento. O evento aconteceu em Amsterdã e foi também uma oportunidade de networking. “A presença na AquaTech Amsterdam 2025 ofereceu um panorama global das tendências tecnológicas, proporcionando um espaço fértil para trocas de experiências com especialistas do mundo todo. Sem dúvida, essa vivência reforçou o caminho da inovação como ferramenta para o avanço das tecnologias no saneamento”, ressalta Ana Maria.

Os resultados e considerações a partir da Missão Holanda serão levados para a Câmara Técnica de Inovação da Aesbe, para que seja feito um trabalho mais amplo, envolvendo as companhias de saneamento do Brasil como todo.