Início » Notícias » Cagece e Prefeitura de Tianguá lançam o programa Mais Saneamento
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Cagece e Prefeitura de Tianguá lançam o programa Mais Saneamento

27/08/2019

Com o objetivo de conscientizar a população de Tianguá sobre a importância da correta interligação à rede de esgotamento sanitário, a Companhia de Água e esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com Prefeitura de Tianguá, iniciam nesta terça-feira (27), o programa Mais Saneamento, no município. Na ocasião, os agentes de Interação e Responsabilidade Social da Cagece realizarão trabalho de incentivo a essa boa prática por meio de diferentes atividades, em pontos estratégicos da cidade.

Dentre as ações programadas, seis blitze simultâneas vão movimentar praças e outros locais importantes do município, por meio da distribuição de folders educativos e conversas sobre a temática. Além disso, para alcançar público de todas as idades, a Cagece também realizará mini-palestras e oficinas em quatro escolas de ensino fundamental e médio de Tianguá. Já com uma abordagem mais lúdica, crianças do ensino infantil e fundamental I serão apresentadas ao tema por meio do teatro de fantoches da companhia durante os dias do evento.

 

 

Além dessa programação, a prefeitura de Tianguá começou na última segunda-feira (26) entrega de comunicado a todas as residências do município que já podem se interligar à rede disponível. Em outubro, a Cagece dará prosseguimento às ações porta a porta, dessa vez com um conteúdo voltado para sensibilização.

De acordo com a gerente da Bacia da Serra da Ibiapaba para a Cagece, Nataly Acácio, a realização dessa iniciativa possui mais de um benefício: ”Com essas ações, tanto a esfera social, quanto a ambiental são diretamente atingidas. Quando a população se interliga à rede coletora de esgoto, evita o lançamento indevido de efluentes que pode trazer doenças para as pessoas poluição ao meio ambiente, que ocorre justamente quando o esgoto é lançado na rua, nos rios, açudes ou rede de drenagem”, explica.

A interligação à rede de esgoto é essencial para a saúde e qualidade de vida da população. As dificuldades de adesão, no entanto, são um entrave para a universalização dos serviços. Em Tianguá, por exemplo, mais de 33% da população que possui rede de esgoto disponível na porta de sua casa, não se interliga. Isso significa cerca de 4 mil pessoas sem utilizar o descarte correto dos efluentes.

Cabe lembrar que conforme o art.11 da Lei Municipal número 399/04, é crime ambiental o lançamento indevido de efluentes em via pública. Uma vez disponível o sistema de esgotamento sanitário, a orientação é que os cidadãos se interliguem imediatamente.

Serviço

Para se interligar à rede de esgoto disponível, basta ir até a loja da Cagece, localizada no shopping Ibiapaba, portando a conta de água do imóvel.

Endereço: rua Zeca Teles de Menezes, 200 Shopping Ibiapaba, Loja 19, Centro
Horário de Atendimento: segunda à sexta, das 8h às 17h