Equipe da Cagece trabalha na remoção de resíduos da rede coletora de esgoto.
Cagece é destaque no ranking da transparência 2020 da CGE
Reafirmando seu compromisso com os cearenses, o portal da Cagece foi reconhecido como primeiro colocado, pelo Ranking de Transparência do Poder Executivo Estadual, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A avaliação, que tem como objetivo medir o nível de transparência das informações disponibilizadas aos cidadãos pelos órgãos e entidades, empresas públicas e sociedade de economia mista.
Ao todo, 103 órgãos, foram examinados quanto aos critérios básicos de transparência ativa e passiva. A avaliação foi realizada entre setembro e outubro de 2020. Na categoria “Empresas e Sociedades de Economia Mista”, em que a Cagece está inserida, foram avaliados 40 critérios de transparência ativa e cinco de transparência passiva.
A atualização das informações no portal da Cagece é feita pela Gerência de Comunicação (Gerco), com apoio do Comitê Setorial de Transparência, da companhia. Entre os critérios de transparência, conforme a Lei de Acesso à Informação, a Lei das Estatais e a Lei de Proteção ao Usuário do Serviço Público, foram avaliados itens como demonstrações financeiras, demonstrações contábeis, relação de informações classificadas, contratos e licitações, avaliação de serviços, carta de serviços, canal de denúncias, remuneração e outros.
Para atender as conformidades da CGE, o portal da Companhia passou por diversos ajustes e reformulações no ano de 2020. Ao todo, foi realizada uma força tarefa de quatro meses de trabalho, contando com o apoio de várias áreas de atuação dentro da Companhia, para tornar a missão viável o quanto antes.
A ouvidora da Cagece, Jamile Braide, destaca que a conquista comprova o compromisso da companhia com a transparência das informações disponibilizadas aos cidadãos. “A Cagece disponibiliza no seu portal, um conjunto de informações de interesse da população, o que facilita o acesso ao cidadão, sem a necessidade de que o mesmo formule uma solicitação para tal acesso. São informações claras e de fácil acesso, que podem ser consultadas a qualquer momento por qualquer pessoa, promovendo a transparência”, disse.
O Comitê Setorial de Transparência, da Cagece, é composto pelas colaboradoras: Josy Amaral, representante do titular do órgão, Jucilene Maria Paulo, responsável pelo Serviço de Acesso à Informação ao Cidadão (SIC), Jamile Braide, Ouvidora Setorial, Michele Arlinda Aguiar, cargo equivalente a Assessor de Desenvolvimento Institucional, e Tatiana Brígido, responsável pela comunicação.