Início » Notícias » Cagece e coletivo Nossa Iracema realizam limpeza voluntária na Praia do Futuro
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Cagece e coletivo Nossa Iracema realizam limpeza voluntária na Praia do Futuro

01/07/2024

A Cagece, por meio da Gerência de Meio Ambiente, e o Coletivo Nossa Iracema realizaram uma ação de limpeza voluntária na orla da Praia do Futuro. A coleta de resíduos teve como ponto de concentração a Barraca Marulho e contou com um grupo de 50 voluntários da companhia. Durante a iniciativa, foram coletados plásticos, canudos, bitucas de cigarro, palitos e outros materiais.

Os resíduos recicláveis encontrados durante a iniciativa foram destinados à Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp). O mutirão fez parte do encerramento da programação do Junho Ambiental deste ano como mais uma ação da companhia alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Maíra Brandão, gerente de Meio Ambiente da Cagece, destacou o sucesso das ações do Junho Ambiental e agradeceu a parceria das pessoas que participaram e contribuíram para os resultados. “O mês foi um sucesso. Tivemos ação em Jericoacoara, Fortaleza, Crateús. Essa ação aqui na Praia do Futuro é uma grande aula de educação ambiental. A gente espera que tenha plantado uma sementinha em cada um”, ressaltou.

André Comaru, fundador do coletivo Nossa Iracema, abordou o contexto da crise climática e a importância da gestão de resíduos sólidos, bem como a necessidade de cada um adotar hábitos considerados sustentáveis. “Tivemos um dia muito especial junto com a galera da Cagece, que nos convidou para fazer parte desse momento de limpeza de praia e sensibilização. Ações como essa são super importantes não só para deixar a praia limpa, mas para transformar as pessoas que participaram. Muitas pessoas vieram entender o que a gente tava fazendo e é assim que a gente começa a criar essa rede de multiplicadores nessa causa ambiental”, afirma.

Ele destacou ainda que a limpeza voluntária, além de deixar um impacto positivo naquela região da praia, foi realizada com o propósito de despertar a responsabilidade das pessoas para o cuidado com o meio ambiente. “A gente sabe que uma limpeza de praia não vai salvar o planeta, mas muitas vezes, ela é a primeira experiência na prática para uma pessoa que não está consciente sobre os problemas do planeta e pode ser que isso a faça repensar o uso de plástico, suas formas de consumo, meios de transporte, que apoie políticas que não sejam negacionistas”, declarou.

De acordo com Mônica Teles, engenheira ambiental da Cagece, um dos maiores problemas ambientais que temos na atualidade é o descarte incorreto de resíduos e a poluição de nossos corpos hídricos, sobretudo dos oceanos. “Por isso, decidimos encerrar nosso Junho Ambiental com uma ação prática de cuidado com o meio ambiente e o principal: a sensibilização in loco. Acreditamos que os participantes da ação serão agentes multiplicadores”, declarou.

Ao final da coleta, foi realizada a segregação dos resíduos, com a participação de catadores de recicláveis, que deram as orientações sobre as destinações mais adequadas para cada tipo de resíduo encontrado.