617 Cagece alerta foliões sobre cuidados com a rede de esgoto durante o Carnaval - Portal Cagece
Início » Notícias » Cagece alerta foliões sobre cuidados com a rede de esgoto durante o Carnaval
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Equipe da Cagece trabalha na remoção de resíduos da rede coletora de esgoto. Somente em 2019, a Cagece retirou cerca de 6,5 mil toneladas de materiais impróprios das redes coletoras em Fortaleza.

Cagece alerta foliões sobre cuidados com a rede de esgoto durante o Carnaval

07/02/2020

Para curtir a folia e garantir o bom funcionamento do sistema de esgoto durante o feriado de Carnaval, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) conta com a colaboração dos foliões e recomenda alguns cuidados que devem ser tomados para evitar obstruções e extravasamentos de esgoto nas vias.

A principal recomendação é não descartar resíduos sólidos na rede coletora de esgoto. Materiais como latinhas, embalagens de comida e camisinhas devem ser descartadas em lixeiras, priorizando o sistema de coleta seletiva. O descarte incorreto de lixo nas vias públicas pode contribuir para enchentes durante as chuvas, que são típicas desse período do ano, e ainda ocasionar extravasamento de esgoto. Além de causar sujeira, o lixo também pode acabar indo para bueiros ou para o mar.

Para se ter uma ideia, somente no ano passado, a Cagece retirou cerca de 6,5 mil toneladas de materiais impróprios das redes coletoras em Fortaleza. Além de não depositar sólidos na rede da rua e nos ralos de residências, é importante ressaltar que as tampas dos poços de visita só devem ser manuseadas por técnicos da companhia, que são capacitados para o manuseio em casos de manutenções.

Nos dias de chuvosos, as águas pluviais não podem ser destinadas para o sistema de esgoto, elas devem ser destinadas para o sistema de drenagem, que são os bueiros que geralmente ficam à beira das calçadas. Para curtir a folia com tranquilidade é imprescindível o cuidado e atenção com o sistema de esgotamento sanitário. E as boas práticas devem ser adotada durante todo o ano.