Início » Rascunho automático
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

O documento foi assinado pelo presidente da companhia, Neuri Freitas, durante o evento de apresentação do painel de sustentabilidade que ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Cagece adere ao Pacto Global da ONU

17/06/2024

Na última sexta-feira (14), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) oficializou a adesão ao Pacto Global da ONU para atender, principalmente, a meta 6 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como foco a Gestão Sustentável da Água e do Saneamento. O documento foi assinado pelo presidente da companhia, Neuri Freitas, durante o evento de apresentação do painel de sustentabilidade que ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

A iniciativa faz parte das ações do Junho Ambiental da Cagece que busca fortalecer os projetos e programas em andamento, assim como desenvolver novas atividades alinhadas com os princípios e metas do Pacto Global. Na ocasião, Neuri Freitas ressaltou o compromisso da companhia com os objetivos e pontuou que a medida norteia a meta de universalização do saneamento básico.

“A essencialidade do nosso serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto é algo que já contribui diretamente para a sustentabilidade do meio ambiente e para a melhoria social. As ampliações desses serviços irão convergir para o ODS 6 do Pacto da ONU e vão certamente contribuir para a sociedade e para o meio ambiente”, pontua o presidente da Cagece, Neuri Freitas.

O superintendente de Sustentabilidade da Cagece, Ronner Gondim, enfatizou o desenvolvimento de projetos que abarcam não só princípios sustentáveis, mas impactam positivamente a sociedade, como o projeto Reciclocidades. “Além de promover a inclusão e a geração de trabalho e renda a mulheres em situação de vulnerabilidade social, a confecção de peças artesanais para comercialização utilizam como matéria-prima resíduos sólidos”, explica Ronner.

O momento também contou com a presença das especialistas Leticia Nunes Bezerra, líder de operação da start up SDW, Marina de Castro Rodrigues, gerente de Sustentabilidade na Aegea Saneamento e coordenadora da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e Camila Roncato, superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, além da mediação da jornalista e colunista de ESG, Carol Kossling.

Sobre o Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas de todo o mundo alinharem suas operações e estratégias aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 21 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 65 redes locais, com abrangência e engajamento em 162 países.

Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030. O Pacto Global é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.