617 Assinatura do Pacto pela Governança da Água reforça a segurança hídrica no estado - Portal Cagece
Início » Notícias » Assinatura do Pacto pela Governança da Água reforça a segurança hídrica no estado
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Assinatura do Pacto pela Governança da Água reforça a segurança hídrica no estado

11/07/2023

O governador Elmano de Freitas assinou, ontem (10), o Pacto pela Governança da Água, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades importantes, como o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Essa iniciativa visa fortalecer a relação entre os estados e a União, promovendo ações conjuntas para aprimorar a gestão de recursos hídricos, a regulação dos serviços de saneamento básico e a implementação da política de segurança de barragens.

O Pacto pela Governança da Água é uma parceria estratégica entre entidades federais, estaduais e distritais, liderada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Seu objetivo principal é estimular a articulação entre essas entidades para fortalecer, integrar e aprimorar a gestão das águas da União. O acordo será estendido a todos os estados brasileiros, e sua assinatura pelo Ceará representa um avanço significativo para a segurança hídrica do estado.

O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância desse pacto para o Ceará, destacando que a água é um recurso precioso, mas escasso para a humanidade. “No estado do Ceará, temos que agradecer muito aos profissionais da nossa gestão que fazem um trabalho efetivo de conscientização da importância da água na população. Prova é termos avanços grandes em políticas públicas fundamentais para tratarmos a água da melhor forma possível”, afirmou o governador.

Veronica Sanchez, diretora-presidente da ANA, enfatizou a importância da entrada do Ceará nesse pacto, considerando-o um exemplo para o país na gestão dos recursos hídricos. “O Ceará é um exemplo para o país na gestão dos recursos hídricos e serve como exemplo para algumas análises da ANA. É um momento importante para a agência e para o estado”, explicou.

Após a adesão ao Pacto pela Governança da Água, a ANA e as instituições envolvidas realizarão oficinas para definir temas e ações prioritárias, estabelecendo um plano de ação que permitirá acompanhar o progresso dos trabalhos. Também será realizada uma reunião anual para avaliar o andamento das atividades.

O Ceará é o sétimo estado a assinar o Pacto pela Governança da Água, juntando-se ao Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Piauí e Tocantins. Essa adesão fortalecerá a mobilização e o compromisso das áreas técnicas da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, Cogerh, Sohidra e Funceme, além de identificar novas oportunidades de cooperação.