Início » Notícias » Ações da Cagece garantem segurança hídrica para a cidade de Mucambo
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Uma das ações é foi a instalação de um novo sistema de captação, com bombas flutuantes localizadas no açude Ibiapina.

Ações da Cagece garantem segurança hídrica para a cidade de Mucambo

A Cagece tem realizado melhorias no sistema de abastecimento de água de Mucambo, na região da Serra da Ibiapaba. Entre as ações executadas pela companhia para melhorar a oferta de água para a cidade, está a instalação de um novo sistema de captação, com bombas flutuantes localizadas no açude Ibiapina, que voltará a ser a principal fonte de captação de água para o município. A medida visa garantir o abastecimento de água contínuo da cidade durante o ano de 2019.

Com a reativação do açude Ibiapina, o abastecimento de Mucambo acontecerá de forma plena, como explica Nataly Acácio, gerente da Cagece para Unidade de Negócio da Bacia da Serra da Ibiapaba: “É uma solução que vai perdurar, ou seja, é possível que não tenhamos mais problemas no abastecimento de Mucambo durante todo o ano de 2019”. Por conta do longo período de escassez hídrica, o açude Ibiapina havia deixado de abastecer o município. Atualmente, o manancial encontra-se com nível suficiente para atender de forma satisfatória para os cerca de 14,5 mil habitantes da cidade.

Em Mucambo, a companhia também realiza a ampliação do diâmetro da rede de água, de 75 milímetros para 150 milímetros. “Para reforçar a distribuição de água no bairro Vila do Açude, localizado no ponto mais alto da cidade de Mucambo, estamos finalizando uma semiadutora, com extensão de 2 quilômetros, que levará água direto do reservatório da Estação de Tratamento de Água até o bairro”, informa a gerente. Cerca de R$ 80 mil são investidos na realização das ações.

Pacujá e Graça
De acordo com ela, as melhorias para Mucambo também irão trazer benefícios para as cidades de Pacujá e Graça, visto que o abastecimento de Mucambo não dependerá apenas do sistema integrado que atende estas cidades. Isso proporcionará aumento de vazão, que poderá ser mensurada a partir do dia 16 deste mês, quando a captação do açude Ibiapina será ativada para abastecer Mucambo.