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Equipe da Ouvidora Cagece comemorou o aniversário de 20 anos na última sexta-feira (18)

Ouvidoria da Cagece completa 20 anos de criação

22/02/2022

O canal de relacionamento com o cliente foi instituído no dia 20 de fevereiro de 2002, em consonância com a política governamental do estado, que tem como foco assegurar aos cidadãos cearenses canais abertos de avaliação dos serviços prestados pelos órgãos públicos do Ceará, além de estar em sintonia com um dos valores da Cagece: Satisfação do Cliente.

Em seu primeiro ano de funcionamento, a Ouvidoria contabilizou 280 demandas (de acordo com dados do Balanço Social da companhia daquele ano). Hoje, esse número é superior a 20 mil manifestações por ano. Isso representa a evolução da ouvidoria ao longo deste período.

Das 62 ouvidorias do estado, a Cagece está entre as que têm maior quantidade de demandas, maior número de manifestações por parte dos clientes e, pelo 5º ano consecutivo, é reconhecida como a melhor ouvidoria do estado na categoria em que concorre (tipo quatro), na avaliação de desempenho, que é feita anualmente pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). Entre vários quesitos a Ouvidoria da Cagece se destaca pela excelência do trabalho, resposta ao cidadão dentro do prazo estabelecido ( índice de resolutividade) e pelas ações que desenvolve.

As manifestações são recebidas além do canal Ceará Transparente, por meio dos órgãos de defesa do consumidor(Procon), da Central de Atendimento ao Cidadão (155), Central de Atendimento da Cagece (0800 275 0195), das agências reguladoras (Arce e Acfor) e do consumidor.gov (site do Ministério Público), além do atendimento telefônico no número ((85) 3101.1918) e presencial, na própria Ouvidoria.

Entre as diversas conquistas alcançadas e os avanços nos últimos anos, a ouvidora da Cagece, Jamile Braide, destaca o novo espaço onde a Ouvidoria está instalada desde outubro de 2021: Shopping Rio Mar Fortaleza. O órgão ganhou uma loja conceito, que além de dar maior visibilidade à Cagece, traz mais conforto, maior comodidade para os clientes que buscam a Ouvidoria e, fortalece a relação entre a empresa e clientes. O funcionamento da Ouvidoria da Cagece é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no piso E2, do shopping Rio Mar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Bairro Papicu).

Jamile acrescenta que a mudança para o Shopping marca a história das ouvidorias do estado, “visto que somos a primeira ouvidoria a ficar em um local público de fácil acesso e com um fluxo muito grande de pessoas, dentro de um local em que o cidadão pode resolver várias coisas, inclusive ter acesso à ouvidoria da Cagece”, disse acrescentando que no antigo endereço, na sede, a média de atendimentos presenciais era nove por mês (tomando como referência os três últimos anos, anteriores à pandemia). Já em 2021, a partir do dia 5 de outubro, até 31 de dezembro, essa média passou para 49 atendimentos por mês. “Um crescimento muito significativo, que atribuo ao novo espaço”.

Jamile é terceira ouvidora da Cagece. Ela agradece a todos os colaboradores (as) que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho de ouvidoria da Cagece, em especial às ouvidoras que a antecederam: Maria José Macedo e Edenia Uchoa, que contribuíram para o desenvolvimento da Ouvidoria e alcance de posição de destaque e reconhecimento em todo o estado.

A Cagece vem implantando melhorias contínuas em sua Ouvidoria e buscando aperfeiçoar cada vez mais o atendimento. Em 2021 foi criada uma linha direta de atendimento às demandas provenientes do Procon Municipal e a Resolução de Prerrogativas de Negociação de Ouvidoria, entre outras conquistas. O órgão também participa de uma rede nacional das ouvidorias das companhias de saneamento do Brasil.