Equipe da Cagece trabalha na remoção de resíduos da rede coletora de esgoto.
36 mil toneladas de lixo foram retiradas das redes de esgoto da Cagece no último ano
Para garantir o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta não descartar resíduos sólidos na rede coletora de esgoto. Esse cuidado é importante para evitar obstruções e extravasamentos nas vias e nas residências, uma vez que, no Brasil, se trabalha com a separação total de resíduos e esgoto. Somente no ano passado, foram retirados das tubulações da companhia mais de 36 mil toneladas de resíduos lançados indevidamente na rede como latas, garrafas de plástico e areia.
As redes da Cagece são responsáveis exclusivamente pela coleta do esgoto provenientes das pias, ralos e vasos sanitários dos imóveis. Resíduos sólidos como restos de comida ou papel não devem ser destinados para a rede de esgoto. A coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Régia, fala sobre os riscos do mau uso do sistema. “Esses materiais sólidos devem ser descartados de maneira correta, ser colocados na rua somente no dia em que o caminhão passa, ou até mesmo serem reaproveitados. Se tratarmos a rede da maneira correta, vamos evitar os extravasamentos e os alagamentos”.
Sâmia alerta sobre outro cuidado importante que a população deve ter em casa. “Uma questão delicada é o lançamento de óleo de cozinha na rede de esgoto. Essa gordura forma uma massa que dificulta a passagem do efluente, diminui a área de escoamento e contribui para o extravasamento”. É importante ressaltar ainda que as tampas dos poços de visita só devem ser manuseadas por técnicos da companhia, que são capacitados para realizar manutenções.
Cuidado dentro e fora das residências
Além dos cuidados dentro das residências, nas calçadas e nas vias é importante que a população não levante, em nenhuma hipótese, a tampa dos sistemas, nem descarte quaisquer tipos de materiais dentro das redes da Cagece.
Ficar atento à diferenciação da rede de esgoto para a rede de drenagem é outra dica valiosa para evitar transbordamentos, uma vez que ambas são dimensionadas para receber especificamente um tipo de material. A rede coletora de esgoto da Cagece é aquela cuja tampa tem o formato redondo e a marca da companhia. Ela é responsável por recolher o esgoto das residências e direcioná-lo para o tratamento adequado.
Já a rede de drenagem, popularmente conhecida como boca de lobo ou bueiro, é de responsabilidade das prefeituras municipais. Esse sistema deve ser utilizado apenas para escoamento de água de chuva.
Exemplos de materiais que não podem ser descartados na rede de esgoto:
-Óleo de cozinha
-Pó de café
-Restos de alimentos
-Cabelo
-Pelos de animais
-Saco plático
-Absorvente
-Papel higiênico
-Embalagens de produtos