Cima

Qualidade da água

Saindo das ETAs a qualidade da água é monitorada pelos laboratórios regionais, os quais são responsáveis por aferir a qualidade da água nos reservatórios e redes, em quantidade e freqüência de análises exigidas pela Portaria 518/MS.

A Cagece dispõe de 204 laboratórios de análises em todo o Estado do Ceará, sendo 196 mini-laboratórios localizados nas estações de tratamento de água e oito situados nas suas repectivas unidade de negócio. O laboratório central da Companhia, situado em Fortaleza, conta com o reforço de oito laboratórios de médio porte localizados nas cidades de Russas, Itapipoca, Crateús, Sobral, Acopiara, Juazeiro, Quixadá e Fortaleza. Os laboratórios tem a finalidade de realizar os testes de qualidade da água diariamente para seus clientes. Neles, a água que sai das estações é monitorada semanalmente, através de análises mais completas e diariamente, de acordo com a população abastecida, é realizado um número variável de análises de amostras da água coletada na rede de distribuição desses sistemas.

Além dos laboratórios operacionais, localizados nas ETAs, e dos laboratórios regionais, a Companhia possui o Laboratório Central o qual é responsável por monitorar diariamente a qualidade da água distribuída por toda a rede de distribuição da região de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, e pelas análises completas da Estação de tratamento do açude Gavião. Além do monitoramento hidrobiológico de todos os mananciais superficiais utilizados pela Cagece.

Para monitorar a qualidade da água na rede de distribuição dos sistemas da Cagece, a Companhia realiza a cada duas horas testes feitos desde a água bruta até a chegada nas residências, passando pelas diversas etapas de tratamento. Com estas análises feitas rotineiramente, a Cagece assegura aos seus clientes a possibilidade de beber água diretamente da torneira sem nenhum problema. Sete parâmetros são analisados todos os dias: cloro residual livre, turbidez, cor, flúor, coliformes totais, escherichia coli e O2 consumido, este último analisado a cada quatro horas. E semanalmente, cinco análises são feitas, analisando a alcalinidade, dureza, cloretos, alumínio residual e ferro.

A Companhia utiliza pontos estratégicos para colher a água bruta e realizar os testes. São mais de 16 mil pontos espalhados somente na Região Metropolitana e outros diversos pontos no Interior, onde são coletadas amostras proporcionais ao número de pessoas atendidas pela Cagece em cada área. Alguns locais como clínicas de hemodiálise, hospitais, asilos, creches, escolas e pontos de baixa pressão são classificados como prioridade para amostragem e análise da água por serem locais onde há grande circulação de pessoas.

A Companhia segue rigorosamente as exigências da Portaria 518 do Ministério da Saúde.

Qualidade da Água

 
 
Powered by Phoca Download