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Prêmios e Certificados

Criado em Quarta, 04 Maio 2011 09:55

1. Reconhecimentos

A Cagece é hoje considerada uma das maiores e melhores empresas do Brasil no setor de saneamento. Buscando fortalecer este reconhecimento, a Cagece vem, ao longo dos anos, participando de diversas premiações a nível nacional.

O fortalecimento de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a busca pela excelência pode ser percebido, por exemplo, quando da participação da Cagece na premiação Medalha do Mérito Funcional, em 2016, onde a companhia participou com oito cases, sendo vencedora com o case “Despacho de Ordem de Serviço com OS Mobile”, de autoria de um colaborador da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação – Getic.

A Medalha do Mérito Funcional é patrocinada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE, e tem por objetivo agraciar os servidores e empregados públicos que se destacam por ações inovadoras, obedecendo aos critérios do regulamento, como inovação, eficiência no uso dos recursos públicos, efetividade de resultados, aprendizado organizacional, responsabilidade social, relevância da ação, possibilidade de multiplicação e satisfação dos cidadãos e sociedade.

Também em 2016, a companhia foi agraciada com o Prêmio Delmiro Gouveia, ficando colocada entre as dez maiores empresas do Ceará, apresentando-se consistentemente maior dentro de um conjunto de critérios analisados, sendo eles: vendas líquidas, patrimônio líquido, ativo total ajustado, resultado final líquido, impostos gerados, e quantidade de empregados. Este prêmio é um reconhecimento da contribuição da companhia no desenvolvimento econômico e social do estado.


2. Programa de Qualidade da Cagece

O Programa de Qualidade da Cagece teve início em 1996 com a implantação do Programa 5S em toda a empresa. A partir dessa época, a Cagece intensificou as ações voltadas para a busca da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados. Atualmente, a gestão da qualidade da companhia contempla os modelos de gestão baseados nas normas ISO, no Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia (GRD) e no Programa 5S.


2.1 Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) - ISO 9001

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGC) foi iniciado na Cagece em 2005. Sua implantação tem como referência a Norma NBR ISO 9001. Para o norteamento desse sistema, a Cagece definiu uma Política de Qualidade, coerente com sua missão e visão e futuro. Consoante com a Política da Qualidade, foram estabelecidos os objetivos da Qualidade, que contemplam os vários papéis da Cagece no âmbito de sua atuação.

O Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma ISO 9001 está implantado em 4 processos finalísticos da companhia, os quais receberam, em novembro/14, a recertificação ISO 9001. O órgão certificador foi a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Atualmente, a Cagece possui certificação ISO 9001 nos seguintes processos:

Tratamento e controle de qualidade da água das Estações de Tratamento de Água do Gavião (Fortaleza e RMF), Maranguape, Russas, Poty (Crateús) e Jaburu (responsável pelo abastecimento de água de 20 localidades da Região da Ibiapaba);
Controle de qualidade de água e efluentes do Laboratório Central;
Verificação e manutenção de medidores do Laboratório de Hidrometria;
Atendimento presencial a clientes de 12 lojas de atendimento de Fortaleza e RMF, 2 lojas de atendimento de Juazeiro do Norte, e lojas de atendimento de Crateús, Quixadá, Itapipoca e Russas.

Atualmente, o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade está sendo ampliado para outros processos finalísticos e de apoio da Cagece.


2.1.1 Benefícios de um Sistemas de Gestão da Qualidade:

1. Padronização dos procedimentos;
2. Melhoria contínua dos processos;
3. Gerenciamento eficaz dos custos operacionais dos processos críticos;
4. Otimização do tempo;
5. Investimento no desenvolvimento e treinamento de pessoal;
6. Monitoramento do atendimento aos requisitos regulamentares e dos clientes;
7. Favorecimento no atingimento dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico da companhia.


2.1.2 Política da Qualidade da Cagece:

1. Fornecer água potável e realizar o tratamento dos efluentes com o controle da qualidade de acordo com os requisitos regulamentares e as necessidades dos clientes;
2. Promover a melhoria contínua da eficiência e da eficácia do sistema de gestão para aumentar a satisfação dos clientes.


2.1.3 Objetivos da Qualidade:

1. Aumentar o índice de satisfação dos clientes;
2. Melhorar a imagem da empresa;
3. Reduzir perdas físicas e comerciais de água;
4. Melhorar a qualidade da água e do efluente tratado;
5. Racionalizar os custos de produção de água e do tratamento de efluentes.


2.2 Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – ISO 14001

Buscando compatibilizar suas atividades com a preservação do meio ambiente dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, a Cagece implantou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Estação de Tratamento de Água Gavião (ETA Gavião), em fase de implantação na Estação de Tratamento de Água do Jaburu (ETA Jaburu). A implantação da Gestão Ambiental (ISO 14001) é realizada de forma integrada com a Gestão da Qualidade (ISO 9001) já implementada nestas ETAs.


2.2.1 Benefícios de um Sistema de Gestão Ambiental:

1. Segurança, na forma de redução de riscos de acidentes, com a padronização das atividades e uso de procedimentos;
2. Redução e/ou prevenção de sanções legais, com o controle do atendimento à legislação ambiental e outros requisitos;
3. Melhoria na imagem da empresa, com a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto à sociedade;
4. Melhoria nos processos, com o controle da poluição e da redução das taxas de efluentes e, consequentemente, controlando e/ou minimizando os impactos ambientais negativos;
5. Redução de custos, com a otimização do uso de recursos naturais (água, energia, matérias primas e insumos), evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados;
6. Redução de custos, com a disposição final ambientalmente correta dos resíduos gerados no processo produtivo.


2.2.2 Política Ambiental da Cagece:

1. Atender às exigências da legislação ambiental vigente e de outros requisitos subscritos pela empresa, voltados à proteção do meio ambiente;
2. Buscar a melhoria contínua de seus processos, com ênfase naqueles que geram impactos ambientais significativos;
3. Adotar em todos os seus processos, produtos e serviços os princípios da produção mais limpa e de prevenção da poluição, mitigando os impactos ambientais, gerenciando os resíduos e fazendo uso racional dos recursos;
4. Promover o engajamento de todos os seus colaboradores com o cumprimento dos objetivos e metas ambientais estabelecidos pela empresa.


2.2.3 Objetivos Ambientais da Cagece:

1. Garantir o atendimento à legislação vigente e demais compromissos ambientais;
2. Reduzir o impacto dos efluentes e dos rejeitos no meio ambiente;
3. Mitigar impactos ambientais significativos;
4. Promover programas de responsabilidade socioambiental;
5. Promover o uso racional dos recursos naturais;
6. Possibilitar a conscientização e o envolvimento dos colaboradores no SGA.


2.3 Acreditação do Laboratório de Hidrometria pelos critérios da Norma ISO/IEC 17025

Em 2012, foi concedida ao Laboratório de Hidrometria da Cagece a licença para atuar como Posto de Ensaio Autorizado (PEA) do INMETRO, com base na Portaria 066/2005/INMETRO. Com o objetivo de manter o Laboratório de Hidrometria na condição de PEA, foi implantada a Norma ISO/IEC 17.025:2005 no referido laboratório. A acreditação foi concedida pelo INMETRO em junho/15.


2.3.1 Benefícios de uma acreditação INMETRO segundo os requisitos da Norma ISO 17025


2.3.1.1 Benefícios técnicos:

1. Credibilidade junto aos clientes, órgãos regulamentares e de defesa do consumidor;
2. Divulgação da marca Cagece a nível nacional e internacional;
3. Competência técnica reconhecida pelo INMETRO para prestar serviços de ensaio e calibração em todo o Brasil.

2.3.1.2 Benefícios financeiros:

1. Redução de custos operacionais;
2. Aquisição de novas receitas por meio do aporte de novos clientes.

2.3.2 Política da Qualidade do Laboratório de Hidrometria (ISO 17025):

1. Realizar ensaios para verificação de medidores de volume de água, focados na qualidade técnica dos processos, confiabilidade dos resultados, no envolvimento e capacitação dos colaboradores nos procedimentos;
2. Promover a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão, buscando atender aos requisitos dos clientes e da normatização vigente.

2.3.3 Objetivos da Qualidade do Laboratório de Hidrometria (ISO 17025):

1. Garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados dos ensaios;
2. Fortalecer o envolvimento e a capacitação dos colaboradores nos procedimentos;
3. Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão;
4. Atender aos requisitos dos clientes, estatutários e regulamentares.
Está em fase de implantação a ISO 17025 no Laboratório Central de análise de águas e efluentes, com vistas à Acreditação junto ao INMETRO.


2.4 Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (GSST) - OHSAS 18001

A implantação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho na Cagece iniciou-se em 2017, baseado na Norma OHSAS 18001, na Estação de Tratamento de Água do Gavião, já certificada pela ISO 9001 e com Sistema de Gestão Ambiental implantado. Para o norteamento desse sistema, a Cagece definiu uma Política de Segurança e Saúde no Trabalho e seus objetivos. Com isso, a empresa reforça seu compromisso com a proteção da segurança e saúde dos seus colaboradores e das pessoas com as quais interagem no desenvolvimento de suas atividades de saneamento básico.


2.4.1 Benefícios de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho:

1. Monitoramento do cumprimento da legislação pertinente à segurança e saúde no trabalho;
2. Auxílio na promoção de um programa eficaz de saúde do trabalhador;
3. Contribuição na demonstração que a empresa é socialmente responsável;
4. Harmonização das necessidades de segurança e saúde no trabalho com outras necessidades associadas, especialmente às que se referem à qualidade e ao meio ambiente;
5. Aprimoramento do controle dos custos de acidentes;
6. Redução dos acidentes que impliquem em responsabilidade civil;
7. Facilitamento na obtenção de licenças e autorizações;
8. Estímulo ao desenvolvimento e compartilhamento de soluções de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.


2.4.2 Política de Segurança e Saúde no Trabalho:

1. Cumprir e fazer cumprir as legislações e demais compromissos subscritos pertinentes à Segurança e Saúde no Trabalho.
2. Treinar e orientar continuamente os colaboradores nos aspectos referentes à Segurança e Saúde no Trabalho.
3. Garantir a melhoria contínua do sistema de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, de forma a promover a redução dos principais riscos, associados às nossas instalações e atividades realizadas pelos colaboradores.


2.4.3 Objetivos da Política de Segurança e Saúde no Trabalho:

1. Reduzir ou eliminar os riscos à segurança e saúde dos trabalhadores.
2. Atender a legislação aplicável à Segurança e Saúde do Trabalho.
3. Qualificar e sensibilizar os colaboradores nos aspectos referentes à Segurança e Saúde no Trabalho.
4. Aprimorar os processos e controles de segurança, por meio das inspeções de segurança.


2.5 Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia (GRD)
O Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia (GRD) é uma metodologia que reforça os conceitos da Gestão da Qualidade e favorece a redução de anomalias e de custos, tendo como foco a melhoria contínua dos processos e o atendimento às reais necessidades dos clientes por meio de 3 pilares: a padronização dos processos, o monitoramento de indicadores e o tratamento de anomalias. Dessa forma, visa garantir a previsibilidade dos resultados e contribuir para a competitividade da empresa por meio do cumprimento das metas padrão e da padronização dos processos.
Na Cagece, a metodologia é aplicada desde 2012, com previsão de ser implantada em toda companhia até 2018.

2.5.1 Benefícios Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia (GRD):

1. Padronização das atividades operacionais.
2. Impedimento de sobrecarga de trabalho em um colaborador/operador.
3. Aumento da produtividade e garantia da estabilidade e padronização dos processos.
4. Aumento da previsibilidade das operações.
5. Aumento da eficácia e eficiência operacional, evitando assim retrabalhos.
6. Aumento da satisfação dos clientes.


2.6 Programa 5S

O 5S é um programa baseado numa filosofia japonesa que visa organizar e racionalizar o ambiente de trabalho por meio de cinco princípios fundamentais: SEIRI (Senso de utilização), SEITON (Senso de ordenação), SEISOU (Senso de limpeza), SEIKETSU (Senso de saúde) e SHITSUKE (Senso de autodisciplina).

Na Cagece, o Programa 5S foi implantado em 1996, com o slogan “Programa D’olho no 5S – Qualidade em 5 passos”. Em 2014, o programa passou por uma reestruturação, onde foram intensificadas suas ações, estando em implantação em diversas unidades da companhia.


2.7 Comitê de auditores Internos da Qualidade

O Comitê de auditores internos da Qualidade foi criado em 2010 com o objetivo de formar uma equipe técnica para realizar auditorias internas da Qualidade.


2.7.1 As principais atribuições do Comitê são:

1. Fornecer suporte técnico para implementação e monitoramento do Sistema de Gestão Integrado (SGI), do Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia (GRD) e do Programa 5S;
2. Realizar auditoras internas do SGI, GRD e Programa 5S, conforme Programa Anual de Auditorias Internas e cronograma.


2.8 Evolução do Programa de Qualidade da Cagece


2005:

  • Certificação ISO 9001 do processo de tratamento de água da Estação de Tratamento de Água Gavião (ETA Gavião) e do processo de controle de qualidade da água e dos efluentes do Laboratório Central.

2006:

  • Certificação ISO 9001 do processo de tratamento de água das Estações de Tratamento de Água Maranguape, Poty (Crateús), Jaburu (Tianguá) e Russas e do Processo de verificação e manutenção de medidores do Laboratório de Hidrometria.

2008:

  • Certificação ISO 9001 do processo de atendimento presencial a clientes de 12 lojas de atendimento de Fortaleza e RMF e 2 lojas de atendimento de Juazeiro do Norte.

2010:

  • Criação do Comitê de Auditores Internos da Qualidade.

2011:

  • Certificação ISO 9001 do processo de atendimento presencial a clientes da loja de atendimento de Crateús.

2012:

  • Obtenção do Posto de Ensaio Autorizado (PEA) do INMETRO para o Laboratório de Hidrometria.
  • Lançadas as bases para implantação do GRD em toda a empresa.

2014: 

  • Início da implantação do Programa 5S em várias unidades da Cagece.

2015:

  • Acreditação INMETRO do Laboratório de Hidrometria com base na Norma ISO/IEC 17025.
  • Implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na ETA Gavião, baseado na Norma ISO 14.001.

2016: 

  • Certificação ISO 9001 do processo de atendimento presencial a clientes das lojas de Itapipoca, Quixadá e Russas.

2017:

  • Implantação do Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia (GRD) em várias unidades da Cagece.
  • Início da implantação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho baseado na Norma OHSAS 18001 na Estação de Tratamento de Água Gavião (ETA Gavião), já certificada pela ISO 9001 desde 2005 e com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado desde 2015.
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