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Prêmios e Certificados

Criado em Quarta, 04 Maio 2011 09:55

Considerada nacionalmente como uma das maiores empresas no ramo de abastecimento de água e tratamento de esgoto, a Cagece ao longo dos anos foi agraciada com várias premiações, que remetem seus esforços para a renovação e pesquisa. Em 2009 a Companhia recebeu do Ministério das Minas/Eletrobrás o Prêmio Nacional de Conservação e uso Racional de Energia. Ainda no mesmo ano, a empresa participou do Prêmio Ceará Gestão Pública ganhando faixa prata na categoria; Três unidades de negócios da Capital venceram o Prêmio PNQS na categoria prata e uma do Interior na categoria bronze, sendo classificada entre as dez melhores empresas públicas na classificação da Organização Pública Nacional Pública (PQGF). Em 2010, foi eleita a quarta melhor empresa de saneamento do Brasil e a primeira do Nordeste, segundo o Instituto de Pesquisa Trata Brasil.

Em 2011, a Cagece recebeu o Prêmio Sesi de Qualidade do Trabalho em duas práticas.
Um delas foi o projeto piloto da Companhia que testa a viabilidade de utilizar o biogás produzido pelas estações de esgoto, para geração energia. A segunda prática premiada pelo Sesi na categoria "Cultura Organizacional" foi o Prêmio de Inovação e Excelência instituído pela Cagece como forma de incentivar empregados a conceber ideias operacionais inovadoras ou adotar práticas de gestão inovadoras e de excelência.

ISO 9001

O Programa de Qualidade da Cagece teve início em 1996 com a implantação do Programa 5S em toda a empresa. A partir dessa época, a Cagece intensificou as ações voltadas para a busca da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.

Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ

A Cagece iniciou em 2005 a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade que tem como referência a Norma NBR ISO 9001. Para o norteamento desse Sistema, a Cagece definiu uma Política de Qualidade, coerente com sua missão e visão e futuro. Consoante com a Política da Qualidade foram estabelecidos os Objetivos da Qualidade que contemplam os vários papéis da Cagece no âmbito de sua atuação.

O Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma ISO 9001 está implantado em 4 processos finalísticos da Companhia, os quais receberam, em novembro/14, a Recertificação ISO 9001. O Órgão Certificador foi a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. 

Atualmente, a Cagece possui certificação ISO 9001 nos seguintes processos:

 Tratamento e controle de qualidade da água das Estações de Tratamento de Água do Gavião
   (Fortaleza e RMF), Maranguape, Russas, Poty (Crateús) e Jaburu
    (responsável pelo abastecimento de água de 20 localidades da Região da Ibiapaba).

Controle de qualidade de água e efluentes do Laboratório Central.

Verificação e manutenção de medidores do Laboratório de Hidrometria.

Atendimento presencial a clientes de 12 lojas de atendimento de Fortaleza e RMF, 2 lojas de atendimento de Juazeiro do Norte e 1 loja de atendimento de Crateús.

O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) está sendo ampliado para outros processos finalísticos e de apoio da Cagece, contemplando lojas de atendimento do interior, estações de tratamento de água (ETA), estações de tratamento de esgoto (ETE), as áreas de suprimentos e do controle operacional de água, e nos laboratórios regionais de controle de qualidade da água e dos efluentes e nas Unidades de Negócio da Cagece.

Ganhos que a empresa tem com a certificação ISO 9001:

1 - Padronização dos procedimentos;

2 - Melhoria contínua dos processos;

3 - Gerenciamento eficaz dos custos operacionais dos processos críticos;

4 - Otimização do tempo;

5 - Investimento no desenvolvimento e treinamento de pessoal;

6 - Monitoramento do atendimento aos requisitos regulamentares e dos clientes;

7 - Favorece o atingimento dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico da Companhia.

Política da Qualidade da Cagece

Fornecer água potável e realizar o tratamento dos efluentes com o controle da qualidade de acordo com os requisitos regulamentares e as necessidades dos clientes.

Promover a melhoria contínua da eficiência e da eficácia do sistema de gestão para aumentar a satisfação dos clientes.

Objetivos da Qualidade

1 - Aumentar o índice de satisfação dos clientes.
2 - Melhorar a imagem da empresa.
3 - Reduzir perdas físicas e comerciais de água.
4 - Melhorar a qualidade da água e do efluente tratado.
5 - Racionalizar os custos de produção de água e do tratamento de efluentes.

Sistema de Gestão Ambiental – SGA

Buscando compatibilizar suas atividades com a preservação do Meio Ambiente dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, a Cagece implantou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião com vistas à Certificação Ambiental prevista para 2016. A implantação do Sistema de Gestão Ambiental - SGA foi realizada de forma integrada com o Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ já implementado e de acordo com a Política Ambiental da Cagece.

Também está em fase de implantação o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas estações de tratamento de água (ETA) Poty e Jaburu e na Estação de Tratamento de Esgoto de Crateús (ETE Maratoan). O objetivo pretendido é que até o final de 2018 a Companhia tenha um Sistema de Gestão Integrado nessas áreas contemplando Qualidade (ISO 9001) e Meio Ambiente (ISO 14001).

Benefícios de um Sistemas de Gestão Ambiental:

arrow2 Segurança, na forma de redução de riscos de acidentes, com a padronização das atividades e uso de procedimentos;

arrow2 Redução e/ou prevenção de sanções legais, com o controle do atendimento à legislação ambiental e outros requisitos; 

arrow2 Melhoria na imagem da empresa, com a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto à sociedade; 

arrow2 Melhoria nos processos, com o controle da poluição e da redução das taxas de efluentes e, consequentemente, controlando e/ou minimizando os impactos ambientais negativos;

arrow2 Redução de custos, com a otimização do uso de recursos naturais (água, energia, matérias primas e insumos), evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados;

arrow2 Redução de custos com a disposição final ambientalmente correta dos resíduos gerados no processo produtivo;

Política Ambiental da Cagece:

arrow2 Atender às exigências da legislação ambiental vigente e de outros requisitos subscritos pela empresa, voltados à proteção do meio ambeinte;
arrow2 Buscar a melhoria contínua de seus processos, com ênfase naqueles que geram impactos ambientais significativos;
arrow2 Adotar em todos os seus processos, produtos e serviços os princípios da produção mais limpa e de prevenção da poluição, mitigando os impactos ambientais, gerenciando os resíduos e fazendo uso racional dos recursos;
arrow2 Promover o engajamento de todos os seus colaboradores com o cumprimento dos objetivos e metas ambientais estabelecidos pela empresa.

Objetivos Ambientais da Cagece:

arrow2 Garantir o atendimento à legislação vigente e demais compromissos ambientais;
arrow2 Reduzir o impacto dos efluentes e dos rejeitos no meio ambiente;
arrow2 Mitigar impactos ambientais significativos;
arrow2 Promover programas de responsabilidade sócio-ambiental;
arrow2 Promover o uso racional dos recursos naturais;
arrow2 Possibilitar a conscientização e o envolvimento dos colaboradores no SGA.

Acreditação do Laboratório de Hidrometria pelos critérios da Norma ISO/IEC 17025

Em 2012, foi concedida ao Laboratório de Hidrometria da Cagece a licença para atuar como PEA - Posto de Ensaio Autorizado do INMETRO com base na Portaria 066/2005/INMETRO. Com o objetivo de manter o Laboratório de Hidrometria na condição de PEA, foi implantada a Norma ISO/IEC 17.025:2005 no referido laboratório. A Acreditação foi concedida pelo INMETRO em junho/15.

Benefícios de uma Acreditação INMETRO segundo os requisitos da Norma ISO 17025

Benefícios Técnicos:

  • Credibilidade junto aos clientes, órgãos regulamentares e de defesa do consumidor.
  • Divulgação da marca Cagece a nível nacional e internacional.
  • Competência técnica reconhecida pelo INMETRO para prestar serviços de ensaio e calibração em todo o Brasil.

Benefícios Financeiros:

  • Redução de custos operacionais.
  • Aquisição de novas receitas através do aporte de novos clientes.

Política da Qualidade do Laboratório de Hidrometria (ISO 17025):

  • Realizar ensaios para verificação de medidores de volume de água, focados na qualidade técnica dos processos, confiabilidade dos resultados, no envolvimento e capacitação dos colaboradores nos procedimentos;
  • Promover a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão, buscando atender aos requisitos dos clientes e da normatização vigente.

Objetivos da Qualidade do Laboratório de Hidrometria (ISO 17025):

  • Garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados dos ensaios;
  • Fortalecer o envolvimento e a capacitação dos colaboradores nos procedimentos;
  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão;
  • Atender aos requisitos dos clientes, estatutários e regulamentares.

Está em fase de implantação a ISO 17025 no Laboratório Central com vistas a Acreditação junto ao INMETRO prevista para 2017.

International Organization for Standardization

A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em mais de 160 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

ABNT NBR ISO 9001:2008
A NBR ISO é uma norma internacional de padronização que estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

ABNT NBR ISO 14001:2004
A norma ISO 14001 é uma norma internacional criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005
A norma ISO/IEC 17025 é uma norma internacional que especifica os requisitos gerais para a competência técnica dos laboratórios em realizar ensaios e/ou calibrações.

Sistema de Gestão Integrado - SGI

Sistema de gestão que busca a integração dos processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social. O Sistema de Gestão Unificado da Cagece tem como referência as Normas NBR ISO 9001e NBR ISO /IEC 17025 (qualidade) e NBR ISO 14.001 (meio ambiente).

Comitê de auditores Internos do SGI – Sistema de Gestão Integrado

O Comitê da Qualidade foi criado em 2010 com o objetivo de formar uma equipe técnica para realizar auditorias internas do Sistema de Gestão Integrado - SGI composto pelo Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ e Sistema de Gestão Ambiental – SGA, tendo como referência às normas da série ISO.

As principais atribuições do Comitê são:

1 - Fornecer suporte técnico para implementação e monitoramento do Sistema de Gestão Integrado - SGI.

2 - Realizar auditoras internas do SGI, conforme Programa Anual de Auditorias Internas e cronograma.

Evolução do Sistema de Gestão da Integrado – SGI

A Cagece acredita ser seu compromisso a busca pela excelência através da melhoria da gestão, otimização do gerenciamento dos processos críticos e rotina do dia-a-dia, e atendimento aos requisitos regulamentares aplicáveis e às necessidades e expectativas dos seus clientes. Assim sendo, a Cagece intensificou as ações voltadas para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados buscando a gestão pela qualidade, processo que se iniciou em 1996 com o Programa 5S.

Em 2005 foi iniciada a implantação de um modelo gerencial com o objetivo de melhorar os processos finalísticos e de apoio considerados estratégicos para a Companhia. Nesse projeto experimental foram aplicados os conceitos e as ferramentas da qualidade e resultou na Certificação ISO 9001 da Estação de Tratamento de Água do Gavião e do Laboratório Central. 

A partir de 2006, foi iniciada a disseminação da gestão da qualidade baseada na Norma ISO 9001 em outros processos da Companhia, inclusive no interior.

O escopo da certificação ISO foi ampliado para 04 estações de tratamento de água do interior (Maranguape, Russas, Crateús e Complexo Jaburu - Tianguá) e para o Laboratório de Hidrometria.

Em 2007 a Cagece implantou o Sistema de Gestão da Qualidade no processo Atendimento Presencial a Clientes em 12 lojas de atendimento das Unidades de Negócio da Capital e RMF e 02 lojas de atendimento de Juazeiro do Norte, tendo recebido a Certificação ISO 9001 em 2008.

Em 28 de abril de 2010, através da Portaria Nº 054/10/DPR, foi criado o Comitê de Auditores Internos do Sistema de Gestão Integrado - SGI com o objetivo de formar uma equipe técnica para realizar auditorias internas do Sistema de Gestão Integrado - SGI composto pelo Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ e Sistema de Gestão Ambiental – SGA, tendo como referência às normas da série ISO.

Certificações ISO 9001

2005:

ETA Gavião - Processo de tratamento da água de Fortaleza e RMF.
Laboratório Central - Controle de qualidade da água e dos efluentes.

2006:

Processos de tratamento e controle de qualidade de água de:

1 - Maranguape
2 - Crateús (ETA Poty)
3 - Tianguá (ETA Jaburu)
4 - Russas
5 - Laboratório de Hidrometria - Processo de verificação e manutenção de medidores

2008:

Processo de Atendimento presencial a clientes de 12 lojas de atendimento de Fortaleza e RMF e 2 lojas de atendimento de Juazeiro do Norte.

2011:

Processo de Atendimento presencial a clientes da Loja de Atendimento de Crateús.

2012:

Obtenção do PEA – Posto de Ensaio Autorizado do INMETRO para o Laboratório de Hidrometria.

2015:

Acreditação INMETRO do Laboratório de Hidrometria com base na Norma ISSO/IEC 17025. 

 

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