Início » Notícias » Guaramiranga é a 1ª cidade universalizada com esgotamento sanitário pela Cagece
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu, neste mês de fevereiro, a obra responsável por ampliar a cobertura de esgoto na sede da cidade para 90,44%.

Guaramiranga é a 1ª cidade universalizada com esgotamento sanitário pela Cagece

20/02/2024

O município de Guaramiranga se tornou a primeira cidade universalizada com os serviços de coleta e tratamento de esgoto no Ceará. No total, mais de 4 mil habitantes locais, mais a população flutuante foram beneficiados com a ampliação da cobertura de esgoto na sede da cidade, uma realização do Governo do Ceará através da Secretaria das Cidades e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
 
Por meio das obras e serviços realizados pela Cagece no local, a cidade passa a contar com mais de 90% de cobertura, o que significa que a rede está disponível para esse percentual da população. A ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município foi concluída neste mês de fevereiro e contou com o aporte de mais de  R$ 9 milhões, com recursos próprios da Cagece.
 

Para dona Toinha, de 67 anos, Guaramiranga agora “tá beleza pura” com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário que foi concluída neste mês de fevereiro. A artesã mora na cidade turística há 30 anos e fala sobre a realidade de antes e depois de um dos bairros recentemente beneficiados com a prestação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da Cagece.

 

“Antigamente, a gente não tinha esse serviço e agora tem. Lá no Frei Domingos tá outra coisa. Antes o esgoto ficava escorrendo pela rua, mas aí a Cagece veio pra fazer de outro jeito e ajeitaram tudo. Melhorou mais pra população, pra nossa saúde, pra tudo. Antes era horrível. A gente ia subindo nas calçadas e via o esgoto, uma coisa medonha descendo. Mas agora tá beleza pura”, afirma.

 
Dentre os serviços e ampliações realizados, foi construída uma nova estação de tratamento de esgoto e instaladas novas redes e ligações. Dessa forma,  Guaramiranga conta atualmente  com mais de 2,4 km de rede coletora de esgoto e aproximadamente 400 ligações domiciliares, além tecnologia moderna e avançada e um emissário gravitário para realização da coleta e tratamento dos efluentes.
 
Richard Brown, superintendente de Obras da Cagece, reforça a importância dos serviços de esgotamento sanitário para a saúde da população, e para o melhor desenvolvimento turístico na cidade. “Essa obra trará mais saúde para a população, saneamento em toda a sede municipal, preservando o meio ambiente e os mananciais da serra. Foi uma obra muito importante. Ela conta com uma estação de tratamento inteiramente nova e moderna, que tem a possibilidade de atender nos próximos anos o crescimento de vazão da população e as demandas do município”, afirma o superintendente da Cagece.
 
O resultado é considerado um grande avanço  da companhia em relação ao atendimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, cujo objetivo geral é atender as metas estipuladas, que preveem atendimento de pelo menos 90% da população com o serviço de esgotamento sanitário e 99% com serviços de água.
 
Para além dos serviços de esgotamento sanitário, a Cagece também investiu na universalização dos serviços de tratamento e distribuição de água de Guaramiranga. Atualmente, 99,42% do município possui cobertura de água, que significa o serviço pronto para a utilização dos clientes. A rede de abastecimento do local possui mais de 6km de extensão e atende a mais de 5 mil pessoas no município.