O investimento também será destinado à implementação de um Plano de Investimentos, com destaque para intervenções significativas planejadas pela Secretaria dos Recursos Hídricos.
Cagece receberá aporte significativo em investimentos do Governo Federal
Em agenda em Brasília, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas, esteve presente no anúncio dos Financiamentos dos Bancos Públicos para Investimentos nos Estados, no início de dezembro. A ação, comandada pelo presidente Lula, promete injetar R$1 bilhão em recursos para o Ceará, focando em setores cruciais como saneamento básico, água, esgoto e segurança hídrica.
O Plano contempla a Cagece com aporte financeiro para a ampliação da universalização da cobertura de abastecimento de água e esgotamento. Esses recursos serão cruciais para combater a perda de água e melhorar a infraestrutura dos sistemas em oito projetos específicos. Municípios como Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Redenção, São Gonçalo do Amarante (Taíba), Aquiraz (Porto das Dunas), Crateús e Itaitinga serão diretamente beneficiados por essas melhorias.
Neuri Freitas, presidente da Cagece, destaca a importância da parceria federal para estimular o setor de saneamento do Ceará. “Agradeço ao presidente Lula por impulsionar, cada vez mais, as políticas públicas voltadas para a universalização, colocando o saneamento básico como protagonista da saúde, qualidade de vida e do desenvolvimento socioeconômico do nosso Ceará”, afirma.
O investimento também será destinado à implementação de um Plano de Investimentos, com destaque para intervenções significativas planejadas pela Secretaria dos Recursos Hídricos. Dentre elas, a duplicação do Trecho I do Eixão das Águas, do Castanhão, em Jaguaribara, ao Curral Velho, em Morada Nova.
Jade Romero destacou o apoio do Governo Federal para a evolução de importantes setores da sociedade cearense. “Estivemos com o presidente Lula na retomada dos investimentos dos Bancos Públicos para todo o país. Para o Ceará, conseguimos um importante investimento para setores do nosso estado como saneamento, água e esgoto e também segurança hídrica”, comemorou.
Vale ressaltar que a efetiva liberação do crédito está condicionada à aprovação da Assembleia Legislativa do Ceará, marcando um importante passo para o desenvolvimento dessas áreas essenciais. Em nível nacional, os investimentos totalizam R$ 32,1 bilhões em operações de crédito, abrangendo 16 estados e 805 municípios. Saneamento, mobilidade, infraestrutura urbana, multieixos e transportes lideram as áreas contempladas, evidenciando o compromisso do Governo Federal com o avanço socioeconômico em todo o país.