Início » Notícias » DMCs: Cagece investe em melhorias no abastecimento de Juazeiro do Norte
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

 Atualmente, esta é a maior obra da companhia no interior do estado, que vai beneficiar diretamente 260 mil pessoas.

DMCs: Cagece investe em melhorias no abastecimento de Juazeiro do Norte

13/04/2023

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza obras de ampliação e implantação de Distritos de Medição e Controle (DMCs) em Juazeiro do Norte. As melhorias operacionais no sistema de abastecimento do município contam com investimento na ordem de R$ 108 milhões. Atualmente, esta é a maior obra da companhia no interior do estado, que vai beneficiar diretamente 260 mil pessoas.

O gerente da Unidade de Negócio Bacia do Salgado (UNBSA), Gilberto Júnior, destaca que as obras dos DMCs visam a segurança do abastecimento do município de Juazeiro, com maior controle da pressão e redução das perdas de água. “Com os DMCs será possível de forma automática verificar o volume de água que está chegando em cada distrito e o volume faturado para identificar também a questão de perdas, que serão reduzidas consideravelmente com a substituição das redes”, explica.

Ainda de acordo com Gilberto Júnior, estão sendo substituídas antigas redes e adutoras, serão construídos reservatórios e reformados os já existentes. Haverá também a perfuração de 14 novos poços para o aumento do volume distribuído.

As obras dos DMCs vem para suprir uma demanda antiga da população de Juazeiro, em virtude do crescimento populacional e dos eventos de turismo religioso que ocorrem com frequência na cidade. “Em Juazeiro estão sendo implantado em torno de 140Km de redes de abastecimento, incluindo adutoras e subadutoras. Na maioria das redes estamos utilizando a tecnologia do método não destrutível, que é relativamente inovadora para a Cagece. Com isso buscamos reduzir os impactos no trânsito e minimizar os transtornos para a população”, ressalta o coordenador de obras do interior, Leandro Souza.