Cagece investe R$ 50 milhões em obras de saneamento na vila de Jericoacoara
A Cagece está investindo R$ 50 milhões em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, na vila de Jericoacoara, em benefício de aproximadamente 33 mil pessoas (incluindo população local e turistas). Com previsão de término para 2024, atualmente a companhia executou cerca 50% das redes coletoras de esgoto e aproximadamente 80% das resdes de distribuição de água.
As melhorias vão desde a ampliação do sistema de esgotamento sanitário com a duplicação da estação de tratamento de esgoto, instalação de adutoras e a construção de uma nova estação de tratamento de água. Todas as ações visam atender as metas do novo Marco Legal do Saneamento até 2033.
As obras de esgotamento sanitário na vila consistem também na instalação de um emissário submarino, com extensão de 2,2 km e 7 metros de profundidade. Quanto à ampliação da rede de água, a Cagece está instalando quatro novos poços, para somar vazão com outros seis que já atendem a região.
De acordo com o coordenador de obras, da Goint, Leandro do Carmo, a nova estação de tratamento de água que está sendo construída na vila terá tecnologia de osmose reversa para o tratamento de água, que é considerada uma das melhores tecnologias atuais. “A nova ETA terá capacidade de tratar e remover da água bruta a presença de contaminantes como cloretos e nitratos, visto que a estação terá uma qualidade muito superior a que temos tradicionalmente”, afirma.
Por conta das características próprias da Vila foram necessários alguns cuidados extra durante a execução dos serviços, sobretudo nas ampliações das redes de água e esgoto, Jericoacoara não conta com qualquer tipo de pavimentação e as infraestruturas da rede elétrica e de internet são subterrâneas, e há uma precariedade no cadastros dos sistemas implantados, o que gera uma série de interferências que são de difícil detecção. Segundo o coordenador, isso traz um desafio a mais na execução das obras na Vila. “Além das vias estreitas, não podemos levar grandes maquinários para a vila. Temos que fazer a escavação manual para não comprometer as outras instalações”, explica Leandro.
Além da realização das obras, a Cagece também realiza visitas sociais na vila, por meio das equipes de responsabilidade social. No local as equipes realizam visitas porta a porta, ações nas praças e equipamentos públicos e ainda, reuniões com os moradores. O objetivo é explicar as obras e a importância da interligação às redes de água e esgoto para a qualidade de vida e dignidade da população.