Cagece e SPS realizam blitz educativa e fixam placas contra LGBTfobia nos quiosques da Beira Mar
A Cagece e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através da Coordenadoria Especial de Politicas para LGBT, realizaram na última terça-feira (27) uma blitz educativa com instalação de placas contra a LGBTfobia nos quiosques da Avenida Beira Mar de Fortaleza.
A ação foi motivada em virtude dos recentes casos de discriminação denunciados por pessoas LGBTs que frequentam os novos quiosques da orla de Fortaleza e o fato de nenhum dos quiosques terem fixado as placas de combate à LGBTfobia, apesar da obrigatoriedade prevista na lei 17.480.
Narciso Júnior, coordenador estadual de políticas para a população LGBT, destacou a importância da lei para coibir os crimes de violência contra as pessoas LGBT+, sobretudo no período de festas de fim de ano, em que a cidade recebe turistas. “Não é papel do governo doar as placas, mas esta é uma ação pontual em virtude das denúncias de crimes de LGBTfobia nestes espaços públicos da Beira Mar e estamos fazendo isso hoje também para ampliar o olhar dos empresários sobre a importância de se adequar à norma “, reforçou.
As placas que foram afixadas durante a blitz foram confeccionadas pela Cagece. A companhia também participa das abordagens durante a ação nos quiosques da Beira Mar, pois compreende que o seu papel social está para além da prestação dos serviços de água e esgoto no Ceará. “Quando recebemos o convite para participar desta ação, prontamente nos colocamos à disposição, pois esta é uma causa que está diretamente relacionada aos valores da Cagece. O combate ao crime de LGBTfobia é uma responsabilidade de todos e a companhia está aqui para somar nesta luta”, afirmou Sâmia Régia, coordenadora de Interação Social da Cagece.
A orla de Fortaleza conta com cerca de 60 novos quiosques recentemente inaugurados e a ação irá acontecer em todos eles, com a entrega das placas. Na próxima quinta-feira (29), a SPS dará continuidade a fixação das placas nos demais quiosques que ainda não foram visitados.
Nos quiosques onde a blitz já aconteceu, o trabalho foi elogiada por donos e gerentes dos quiosques visitados. “Esse trabalho é fundamental para incentivar as pessoas a ter mais respeito no dia a dia umas com as outras”, declarou Magno Bertoldis, proprietário de um dos quiosques da Beira Mar de Fortaleza.
Além da Cagece e da SPS, também participaram da blitz representantes do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues. A ação contou ainda com cobertura da imprensa local, com transmissão ao vivo e entrevistas concedidas para diferentes veículos de comunicação.