617 Governo do Ceará e Cagece entregam nova estação de tratamento de água em Quixadá - Portal Cagece
Início » Notícias » Governo do Ceará e Cagece entregam nova estação de tratamento de água em Quixadá
O aproveitamento de área do Castanhão se dará em regime de concessão para a instalação e operação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica

Governo do Ceará e Cagece entregam nova estação de tratamento de água em Quixadá

30/06/2022

A governadora do Ceará, Izolda Cela, e o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, estiveram na manhã desta quinta-feira (30), entregando mais um importante equipamento de saneamento básico. Dessa vez, a população local foi beneficiada com a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. As obras contaram com investimentos na ordem dos R$ 8 milhões e beneficiam cerca de 98 mil moradores.

Durante o evento, o presidente Neuri Freitas informou que o equipamento já está funcionando e é um dos mais modernos da área: “Essa ETA vai trazer um beneficio muito grande para a população pois consegue produzir 360 litros por segundo e isso é suficiente para pensar o município por 20 anos. Uma ETA moderna, que entrega água de qualidade e que já está em pleno funcionamento”.

A nova ETA vai dobrar a capacidade e aprimorar o tratamento de água no município. A estação foi projetada com capacidade nominal de tratamento de 360 l/s e vislumbra um horizonte de 20 anos. Ela utiliza a tecnologia de Ciclo Completo (CC) que possibilita a utilização da filtração direta durante os períodos de estiagem.

Os serviços contaram com a construção de unidade de mistura rápida; unidade de floculação; unidade de sedimentação; unidade de filtração; estação de tratamento de resíduos sólidos gerados constituída por leitos drenantes; unidades auxiliares formadas por casa de química e laboratório e unidade de sistema de cloração.

A ETA vai utilizar as unidades auxiliares de tratamento já existentes no local, como casa de bombas, reservatório apoiado, reservatório elevado e estação elevatória de água tratada, por exemplo. As obras fazem parte de uma série de ações que estão sendo realizados para a universalização dos serviços de abastecimento de água no Ceará.

Na oportunidade, a governadora destacou a importância do empreendimento: “Um investimento tão importante é água. Garantia hídrica. Água é vida, saúde, a base da tranquilidade das famílias, mas também da produção de tudo. No entanto, tudo isso faz parte da nossa obrigação. Quem está no lugar do poder tem a obrigação de priorizar obras de saneamento, que é básico”.