Dia Mundial da Saúde: Cagece exerce papel essencial na garantia da saúde e qualidade de vida dos cearenses
O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de incentivar as pessoas a adotarem práticas saudáveis, além de alertar sobre os principais problemas de saúde que podem atingir a população mundial. Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Brasil, 65% das hospitalizações de crianças de até dez anos de idade são provocadas por doenças causadas pela deficiência ou inexistência de uma rede de esgoto e água limpa. Dados da OMS afirmam que cada R$ 1 real investido em saneamento básico gera uma economia de R$4 reais na saúde.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) sabe da importância que o saneamento básico exerce sobre a vida das pessoas, e por isso busca sempre investir em melhorias nos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, com o objetivo de levar qualidade de vida aos mais de 5 milhões de clientes no Ceará. Dessa forma, a companhia contribui diretamente para a melhoria da saúde da população.
Uma das ações da companhia para assegurar a saúde dos cearenses é o abastecimento de água, um direito básico de todo cidadão e atividade essencial para manutenção da saúde humana. Dados da companhia mostram que no interior do Ceará, nas cidades em que a Cagece presta o serviço de abastecimento de água, o índice de cobertura chega a 97,89%, representando aproximadamente 2,9 milhões de beneficiados com água tratada em suas residências.
A água que chega até a população passa por um tratamento completo e rigoroso para que fique dentro dos padrões exigidos para consumo, de acordo com o Anexo XX da PRC nº 05/2017 do Ministério da Saúde. São 160 Estações de Tratamento de Água (ETA) em todo o Ceará responsáveis por esse processo e por enviar a água para os reservatórios da companhia espalhados pelas cidades, de onde é distribuída para a população. Em Fortaleza, estão localizadas duas das maiores e principais estações da companhia: a ETA Gavião e a ETA Oeste. Juntas, elas abastecem o Sistema Integrado de Fortaleza e Região Metropolitana que distribui água para Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, parte de Maranguape, parte de Pacatuba e parte de Itaitinga.
Além do serviço de abastecimento de água, a Cagece ainda realiza outra atividade essencial para assegurar a saúde da população: a coleta, o tratamento e destinação correta do esgoto. As ações de esgotamento sanitário da companhia alcançam 44,69% do território cearense, por meio de uma rede coletora de 5 mil quilômetros de extensão. O esgoto coletado é enviado para uma das 274 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da companhia, onde ele passa pelos processos adequados para que possa ser devolvido da melhor forma ao meio ambiente.
Milena de Oliveira, Gerente de Controle de Qualidade da Cagece, avalia as ações da companhia como de extrema importância para a saúde da população. “Boa parte das doenças da atenção básica de saúde são de veiculação hídrica. Portanto, a Cagece possui um papel fundamental na medida em que é a empresa responsável por fornecer água tratada à população e por realizar a coleta e o tratamento dos esgotos sanitários”, reforça.
Um futuro com mais saúde para os cearenses
Há 50 anos a Cagece realiza um serviço essencial para a saúde dos cearenses e a busca constante pela universalização do acesso a esses serviços é uma prioridade da companhia.
Com essa premissa e entendendo que todo cidadão precisa ter água de qualidade e esgoto tratado para ter saúde, a Cagece tem investido em pesquisa e projetos tanto na área de abastecimento de água quanto de esgotamento sanitário. No que diz respeito à água, a companhia segue com um projeto inédito, grandioso e inovador de dessalinização da água do mar. O intuito é diversificar a matriz hídrica e obter novas formas de captação da água, para não dependermos apenas das chuvas para garantir o abastecimento da população. O projeto da usina de dessalinização segue em andamento e, até 2025, deve estar em funcionamento.
Já no âmbito do esgotamento sanitário, a Cagece também tem investido em ações e estratégias para universalizar o serviço. Exemplo disso é a Parceria Público-Privada (PPP) do esgoto, que vai universalizar os serviços de esgotamento sanitário em 23 municípios do Ceará, melhorando a saúde da população e o manejo do esgoto no meio ambiente.